As descrições de Richard Francis Burton sobre os Planaltos Atlânticos do Sudeste

Autores

  • Alyson Bueno Francisco Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p255-263

Palavras-chave:

expedições, relevo, método, solos

Resumo

As expedições realizadas no século XIX, período de sistematização de várias ciências incluindo a Geografia, produziram documentos históricos com análises fundamentadas no conhecimento antropológico e natural. Diante disso, o objetivo desse ensaio é apresentar as contribuições da obra Viagens aos Planaltos do Brasil, publicada por Richard Francis Burton, em 1868, com destaque para as relações com a Geografia Física. A obra publicada por Burton possui descrição aprimorada sobre os aspectos culturais devida especialização em Antropologia, mas trouxe análises importantes sobre os aspectos geológicos e as descrições regionais sobre a região serrana do Sudeste. As análises geológicas e pedológicas, num período quando a Geomorfologia ainda não existia quanto área sistematizada, foram apoiadas em referências produzidas desde o início do século XIX, pela vinda da família real ao Brasil, e geólogos especialistas em Engenharia de Minas que se interessavam pelos recursos minerais das Minas Gerais. Burton, no século XIX, já apresenta em suas análises as mudanças no clima devido desflorestamento e busca uma descrição fiel com senso crítico fundamentado no conhecimento das Ciências Naturais. Em suma, a obra torna-se geográfica devida relação direta dos aspectos culturais com os naturais.

Biografia do Autor

Alyson Bueno Francisco, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Geografia (2017), Mestre em Geografia (2011), Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Campus de Presidente Prudente. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca. Defendeu o doutorado aos 30 anos de idade. Realizou estágio pós-doutoral de 12 meses com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Possui 38 publicações em 2018 e 2019. Passou por todos os níveis de ensino em escolas públicas e universidade pública. Atuou profissionalmente nas esferas federal (IBGE), estadual (professor no Centro Paula Souza e tutor em EAD pela FUNDUNESP) e municipal (técnico em agrimensura). Possui publicações com autoria individual em 8 livros, 6 capítulos, 26 artigos nacionais e artigo internacional. É pesquisador dos temas: erosão urbana, monitoramento de boçorocas, controle de erosão, cartografia em grandes escalas e extensão universitária em práticas de conservação da natureza.

Referências

AB’SÁBER, A. N. O que é ser geógrafo: memórias profissionais de Aziz Ab’Sáber. Rio de Janeiro: Record, 2009.

DAVIS, W. M. The geographycal cycle in an arid climate. Journal of Geology, v. 13, n. 05, 1905.

BACON, F. Novum organum: ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Abril Cultural, tradução de José Aluysio Reis de Andrade, 1979.

BURTON, R. F. Viagens aos planaltos do Brasil. Santos, 1868. Tradução de Américo Jacobina Lacombe, Companhia Editora Nacional, 1941.

DESERTO, J.; PEREIRA, S. H. M. Estrabão: Geografia Livro III. Coimbra: Annablume, 2016.

LIBAUT, A. Os quatro níveis da pesquisa geográfica. Métodos em Questão, São Paulo, n.1, p. 01-14, 1971.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

FRANCISCO, Alyson Bueno. As descrições de Richard Francis Burton sobre os Planaltos Atlânticos do Sudeste. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 260–268, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n21p255-263. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/12615. Acesso em: 29 abr. 2024.