MERCADOS PÚBLICOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

UM ESTUDO DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO

Autores

  • Azenaide Lopes Pereira Universidade de Brasília
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília
  • Maira Vieira Amorim Franco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p14-35

Palavras-chave:

Espaço Público, Mercado Público, Patrimônio Cultural

Resumo

O conceito de mercado público como suporte de preservação de patrimônio cultural revela que os espaços destinados a gerar economia, subsistência e socialização, produzindo também cultura, geram por sua vez a historicidade e revelam os modos como as pessoas fazem ou criam objetos, artefatos, músicas, comidas, entre outros elementos que caracterizam a identidade cultural de determinado lugar. Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise documental histórica, no sentido de abordar a história do surgimento dos mercados públicos na cidade de Goiânia, considerando que esses espaços são partes vivas da cultura e da história da comunidade, sobretudo com uma função socioeconômica para a sociedade, e que precisam de políticas voltadas para a preservação desses patrimônios culturais. Metodologicamente, fez-se necessária uma análise documental histórica, tendo como fontes arquivos públicos de Órgãos da Prefeitura de Goiânia e do IPHAN/DF, e a revisão bibliográfica de diferentes temas: Mercado público, Marcha para Oeste, fundação de Goiânia, feiras e patrimônio cultural, entre outros. Buscou-se, desse modo, contribuir para a discussão de políticas públicas que implementem ações de valorização dos mercados e a continuidade das atividades, oferecendo condições de trabalho para os permissionários que dele tiram seu sustento. 

Biografia do Autor

Azenaide Lopes Pereira, Universidade de Brasília

Especialista em Patrimônio Cultural e Artístico pela Universidade de Brasília - UnB.

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - UnB e Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Orientou Monografias de pós-graduação, lato sensu, na Universidade de Brasília - UnB, na Universidade Federal de Goiás - UFG e na Universidade Estadual de Goiás - UEG. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB, Especialista em Ontologia e Epistemologia pela Faculdade Unyleya, Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM, Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e Licenciando em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Nos últimos 15 anos, atuou como Professor no Ensino Fundamental II (disciplina: Geografia), no Ensino Médio (disciplina: Geografia), em Pré-Vestibulares (disciplina: Geografia), em Preparatórios para Concursos Públicos (disciplina: Atualidades), em Cursos de Formação Profissional na Administração Pública Federal, em Cursos de Graduação em Pedagogia e em Cursos de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Brasileira (GEPAT/UnB).

Maira Vieira Amorim Franco, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduada/Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde Janeiro de 1998. Possui formação técnica em Habilitação em Magistério, pelo Centro Educacional 01 de Planaltina (CED 01) DF (1996). Realiza Trabalho Voluntário como membro do Grupo Via Sacra ao Vivo, responsável pela realização da Semana Santa em Planaltina - DF, desde 2001.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

PEREIRA, Azenaide Lopes; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; FRANCO, Maira Vieira Amorim. MERCADOS PÚBLICOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: UM ESTUDO DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 14–35, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n22p14-35. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/12126. Acesso em: 2 maio. 2024.