A Consolidação de uma abordagem: Qualidade de Vida no Trabalho sob a ótica dos Trabalhadores

Autores

  • Kelma Jaqueline Soares Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O objetivo desta resenha foi o de apresentar síntese crítica sobre a terceira edição do livro: “Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores” de autoria do professor Dr. Mário César Ferreira. Para tanto, sumarizou-se os principais eixos argumentativos da obra e, posteriormente, buscou-se identificar quais eram as categorias dialéticas que balizaram a proposta teórico-metodológica apresentada pelo autor. A leitura dessa produção indica a centralidade das categorias: mediação, contradição e a passagem da aparência à essência. Não se trata do simples anúncio dessas categorias, mas do compromisso dessa abordagem de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) com a complexa investigação do trabalho real e com a transformação da realidade laboral dos trabalhadores e trabalhadoras.

Biografia do Autor

Kelma Jaqueline Soares, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da UnB. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB. Atua como Assistente Social na área de Saúde do Trabalhador na Companhia Imobiliária do Distrito Federal (TERRACAP)

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Soares, K. J. (2017). A Consolidação de uma abordagem: Qualidade de Vida no Trabalho sob a ótica dos Trabalhadores. Trabalho (En)Cena, 2(1), 156–160. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/4202

Edição

Seção

Resenha (de livro ou filme)