O Papel da Universidade na disseminação da Economia Solidária: A experiência de uma Incubadora de Empreendimentos Solidários
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a Economia Solidária, juntamente com o trabalho das incubadoras, pode auxiliar na inserção de trabalhadores excluídos do mercado formal por poderem contar com os conhecimentos produzidos pelas universidades, e como as universidades podem facilitar a disseminação da Economia Solidária. A pesquisa foi feita com os membros da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Londrina (INTES –UEL) e trabalhadores assessorados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, seguidas de uma análise de conteúdo dos principais tópicos obtidos. A partir dos relatos dos participantes foi possível articular essa disseminação com o campo educacional e metodológico no sentido de auxiliar nas discussões sobre o papel da Universidade frente a este novo campo. Os resultados indicam que há necessidade de discutir este papel nas diferentes instâncias da Universidade com o intuito de favorecer a divulgação da Economia Solidária no meio acadêmico. Ademais, é necessária ainda uma melhoria na estrutura e na forma de organização do programa dentro da Universidade. Deste modo, torna-se imprescindível fomentar um maior diálogo entre os atores envolvidos para a consolidação da proposta, e conclui-se, com base nesta pesquisa, que ainda há um longo caminho a percorrer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.