Um estudo dos sentidos do trabalho para as pessoas em situação de rua de Manaus

Autores

Resumo

RESUMO

Este estudo objetivou compreender processos psicodinâmicos de prazer e sofrimento das pessoas em situação de rua de Manaus. Pesquisa qualitativa, realizada com doze participantes, baseada principalmente na Psicodinâmica do Trabalho. Os instrumentos utilizados foram a entrevista narrativa, a observação clínica e o diário de campo, este último adaptado da Cartografia. Utilizou-se uma adaptação da Análise da Teoria Fundamentada para analisar os dados, agrupando-os em categorias de análise de elementos comuns. Como resultados há somente organização real do trabalho. A desconfiança e a resignação são as estratégias coletivas defensivas. A virilidade e a racionalização são as ideologias defensivas. Poucos participantes identificaram o reconhecimento de seu trabalho. Contudo, o sentido atribuído ao trabalho é de oportunidade de transformação na condição de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Psicodinâmica do Trabalho. Pessoas em situação de rua. Vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Gerusa Menezes de Carvalho, UFAM- Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Psicologia; Psicóloga Organizacional do Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Rosângela Dutra de Moraes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), integrante do quadro efetivo, nível Associado I. Atuando na graduação e no mestrado em psicologia, na área de Psicologia do Trabalho e Organizacional, com ênfase na Teoria psicodinâmica do trabalho. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFAM.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Carvalho, G. M. de, & Moraes, R. D. de. (2017). Um estudo dos sentidos do trabalho para as pessoas em situação de rua de Manaus. Trabalho (En)Cena, 1(2), 96–109. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2919

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa