Do Trabalho de Transferência à Transferência de Trabalho: uma Transmissão

Autores

Palavras-chave:

gozo, discurso e linguagem

Resumo

Este artigo reflete acerca do discurso e do laço social à luz da teoria psicanalítica. Para isto, a noção de gozo, de estrutura e de linguagem contribuirá para refletir sobre essa temática. A experiência psicanalítica passa por uma estrutura de discurso, ou seja, a maneira pela qual o inconsciente singular de cada sujeito perpassa o laço social. Nessa concepção, o discurso como máquina aparelha-se para tratar o real de onde surge o sujeito sobre o qual opera a Psicanálise. Por meio do desenrolar da teoria dos discursos, chegaremos à questão da transmissão e do ensino, pela via da transferência de trabalho.

Biografia do Autor

Daniela Scheinkman Chatelard, Universidade de Brasília. Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Psicanalista. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura no Departamento de Psicologia Clínica. e membro da Escola dos Foruns do Campo Lacaniano.

Referências

Faleni, S. Répérages. (2000). In Link Révue des Forums du Champ Lacanien, Paris, n. 8, p. 26.

Lacan, J. (2001). Autres Écrits. Paris: Editions du Seuil.

Lacan. J. Prefácio à Edição Inglesa do Seminário 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. In Outros Escritos (1976). Paris: Editions du Seuil.

Lacan. J. (1975). Seminário, livro 20: Mais, ainda. Paris: Editions du Seuil.

Lerés, G. (2003). Lecture du Discours capitaliste selon Lacan. Un outil pour répondre au Malaise. In: Essaim, 3, Paris, p. 89.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Chatelard, D. S. (2016). Do Trabalho de Transferência à Transferência de Trabalho: uma Transmissão. Trabalho (En)Cena, 1(1), 75–83. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2407

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa