Do Trabalho de Transferência à Transferência de Trabalho: uma Transmissão
Palavras-chave:
gozo, discurso e linguagemResumo
Este artigo reflete acerca do discurso e do laço social à luz da teoria psicanalítica. Para isto, a noção de gozo, de estrutura e de linguagem contribuirá para refletir sobre essa temática. A experiência psicanalítica passa por uma estrutura de discurso, ou seja, a maneira pela qual o inconsciente singular de cada sujeito perpassa o laço social. Nessa concepção, o discurso como máquina aparelha-se para tratar o real de onde surge o sujeito sobre o qual opera a Psicanálise. Por meio do desenrolar da teoria dos discursos, chegaremos à questão da transmissão e do ensino, pela via da transferência de trabalho.
Referências
Faleni, S. Répérages. (2000). In Link Révue des Forums du Champ Lacanien, Paris, n. 8, p. 26.
Lacan, J. (2001). Autres Écrits. Paris: Editions du Seuil.
Lacan. J. Prefácio à Edição Inglesa do Seminário 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. In Outros Escritos (1976). Paris: Editions du Seuil.
Lacan. J. (1975). Seminário, livro 20: Mais, ainda. Paris: Editions du Seuil.
Lerés, G. (2003). Lecture du Discours capitaliste selon Lacan. Un outil pour répondre au Malaise. In: Essaim, 3, Paris, p. 89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.