A realidade do trabalhador-estudante pelo olhar de quem vive em “trabalhar e estudar: subjetividades, lutas e afetos”
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e024040Palavras-chave:
Estudantes, Trabalho, Psicologia, Recurso AudiovisualResumo
Esta resenha analisa o documentário “Trabalhar e estudar: subjetividades, lutas e afetos”,
resultado do pós-doutorado do Prof. Dr. Ronaldo Gomes Souza (UFAM) realizado em 2022.
Para a análise, utilizam-se literaturas sobre trabalhadores-estudantes e a perspectiva da
psicodinâmica do trabalho de Dejours, além de estudos que abordam sobre o uso de recursos
audiovisuais em pesquisas. O documentário apresenta a rotina de estudantes-trabalhadores,
mostrando as similaridades e singularidades em suas rotinas e analisando tanto os aspectos
externos do dia a dia quanto os subjetivos, como lutas, redes de apoio e perspectivas políticas.
Trata-se de uma iniciativa inovadora na área da psicologia do trabalho, que considera a
pesquisa-documentário um meio de fazer ciência, alinhando-se aos preceitos da
psicodinâmica e da pesquisa qualitativa. Foram utilizados multimétodos de pesquisa a partir
de uma construção coletiva, na qual todos os envolvidos atravessaram suas subjetividades em
todo o processo: no projeto, nas estratégias e escolhas teórico-metodológicas, nas filmagens e
edições, contribuindo para avanços técnicos, éticos, dinâmicos, críticos e criativos na
realização da pesquisa. Ao acompanhar os estudantes, observam-se os desafios vivenciados ao
tentar conciliar trabalho com estudos de forma imersiva, acompanhando-os em suas rotinas
desde o transporte pela cidade de Manaus até o trabalho e a Universidade.
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