ANÁLISE ESTATÍSTICA E PSICOMÉTRICA DA EQUIVALÊNCIA ENTRE A APLICAÇÃO TRADICIONAL E COMPUTADORIZADA DO INVENTÁRIO DE SINTOMAS DE STRESS DE LIPP (ISSL-R) EM PESSOAS COM DIFERENTES PERFIS SOCIODEMOGRÁFICOS E OCUPACIONAIS

Autores

  • Yuri Carpenter Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Pedro Salustiano Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Roberto Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luis Anunciação PUC-Rio https://orcid.org/0000-0001-5303-5782

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e023023

Palavras-chave:

Estresse, Equivalência, Psicometria, Psicologia ocupacional

Resumo

O estresse é uma condição que impacta negativamente a saúde e a segurança no trabalho. Sua avaliação costuma ser feita com escalas de autorrelato e a versão revisada do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL-R) é um instrumento frequentemente utilizado para tal finalidade. O objetivo deste estudo é investigar a equivalência entre formas paralelas deste instrumento - formato tradicional (papel e caneta) vs. computacional. Dados foram coletados de 339 participantes, em um delineamento cruzado, em que cada participante realizou a atividade em dois momentos nos dois formatos propostos. Uma ANOVA fatorial com medidas repetidas foi calculada para verificar a interação entre o tipo de formato e o momento de aplicação. Os achados concluíram que os formatos tradicionais e computacionais são equivalentes (F(1, 283) = 0,106, p = 0,745). Em síntese, os achados indicam que a realização do ISSL-R em formato tradicional ou computadorizado geram resultados equivalentes, permitindo que as mesmas tabelas normativas sejam usadas.

Biografia do Autor

Yuri Carpenter, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Estudante de pós-graduação em Psicologia.

Pedro Salustiano, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Estudante de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Roberto Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em engenharia de produção, pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico em Psicologia e em Saúde Coletiva. Professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

Anakwe, B. (2008). Comparison of Student Performance in Paper-Based Versus Computer-Based Testing. Journal of Education for Business, 84(1), 13–17. https://doi.org/10.3200/JOEB.84.1.13-17

Anunciação, L., Marques, L., Andrade, L. de, Soares, A. C. C., Cruz, R. M., & Lipp, M. E. N. (2022). Psychometric Evidence for the Lipp’ Adult Stress Symptoms Inventory. Paidéia (Ribeirão Preto), 32. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3235

Baasch, D., Cruz, R. M., & Trevisan, R. L. (2020). Epidemiological and Clinical Predictors of License for Health Care Due to MBD. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3657

Bugbee, A. C. (1996). The Equivalence of Paper-and-Pencil and Computer-Based Testing. Journal of Research on Computing in Education, 28(3), 282–299. https://doi.org/10.1080/08886504.1996.10782166

Caixeta, N. C., Silva, G. N., Queiroz, M. S. C., Nogueira, M. O., Lima, R. R., Queiroz, V. A. M. de, Araújo, L. M. B., & Amâncio, N. de F. G. (2021). A síndrome de Burnout entre as profissões e suas consequências. Brazilian Journal of Health Review, 4(1), 593–610. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-051

Carlotto, P. A. C., Guilland, R., da Rocha, R. E. R., Trevisan, R. L., de Lima Silva, M. D. C., & Cruz, R. M. (2022). Evidências de Validade e Precisão de um Instrumento de Avaliação de Riscos Psicossociais Ocupacionais. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 22(3), 2101-2109. https://doi.org/10.5935/rpot/2022.3.23694

Castelo Branco, F. M. F., Côrrea, C. A. S., Dutok, C. M. S., & Castelo Branco Neto, T. (2020). Síndrome de Burnout entre trabalhadores de uma universidade na fronteira franco brasileira. Rev. Pesqui.(Univ. Fed. Estado Rio J., Online), 398-404.

Cooper, C., & Quick, J. C. (Eds.). (2017). The handbook of stress and health: A guide to research and practice. John Wiley & Sons.

Correia, J., Barros, C., & Baylina, P. (2021). The influence of psychosocial risk factors on the development of musculoskeletal disorders. Psicologia, Saúde & Doença, 22(02), 530–536. https://doi.org/10.15309/21psd220217

Crocce Carlotto, P. A., Moraes Cruz, R., Guilland, R., Ruppel da Rocha, R. E., Dalagasperina, P., & Ornellas Ariño, D. (2018). Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho: perspectivas teóricas e conceituais. Revista Interamericana de Psicología Ocupacional, 37(1), 52–70. https://doi.org/10.21772/ripo.v37n1a04

de Oliveira, A. P. S., de Oliveira, A. L. S., Prado, R. M., Vasconcelos, A. M. V., da Silva, J. S. V., & de Oliveira, J. C. (2019). O esgotamento físico dos enfermeiros no setor de urgência e emergência: revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 22(251), 2839–2843. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2839-2843

DeAngelis, S. (2000). Equivalency of computer-based and paper-and-pencil testing. Journal of Allied Health, 29(3), 161–164. https://doi.org/11026118

Deeney, C., & O’Sullivan, L. (2009). Work related psychosocial risks and musculoskeletal disorders: Potential risk factors, causation and evaluation methods. Work, 34(2), 239–248. https://doi.org/10.3233/wor-2009-0921

Diaz-Orueta, U., Blanco-Campal, A., Lamar, M., Libon, D. J., & Burke, T. (2020). Marrying Past and Present Neuropsychology: Is the Future of the Process-Based Approach Technology-Based? Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00361

Duchesne, M., & Mattos, P. (1997). Normatização de um teste computadorizado de atenção visual: (TAVIS). Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 55(1), 62–69. https://doi.org/10.1590/s0004-282x1997000100010

Figueiredo Patrício, D., Ramos Dantas, R., & Oliveira Barros, A. (2020). Fatores associados à Síndrome de Burnout: uma revisão sistemática da literatura. Revista Interdisciplinar em Saúde, 7(Único), 62–79. https://doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p62-79

Jiménez-Mijangos, L. P., Rodríguez-Arce, J., Martínez-Méndez, R., & Reyes-Lagos, J. J. (2023). Advances and challenges in the detection of academic stress and anxiety in the classroom: A literature review and recommendations. Education and Information Technologies, 28(4), 3637–3666. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11324-w

Kivimäki, M., & Steptoe, A. (2018). Effects of stress on the development and progression of cardiovascular disease. Nature Reviews Cardiology, 15(4), 215–229. https://doi.org/10.1038/nrcardio.2017.189

Kuczynski, I., Mädler, M., Taibi, Y., & Lang, J. (2020). The Assessment of Psychosocial Work Conditions and Their Relationship to Well-Being: A Multi-Study Report. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1654. https://doi.org/10.3390/ijerph17051654

Lim, E. C. H., Ong, B. K. C., Wilder-Smith, E. P. V, & Seet, R. C. S. (2006). Computer-based versus pen-and-paper testing: students’ perception. Annals of the Academy of Medicine, Singapore, 35(9), 599-603. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17051274

Lipp (2021). ISSL-R- Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp-Revisado – Manual técnico. São Paulo: NilaPress.

Low, Z. X., Yeo, K. A., Sharma, V. K., Leung, G. K., McIntyre, R. S., Guerrero, A., Lu, B., Sin Fai Lam, C. C., Tran, B. X., Nguyen, L. H., Ho, C. S., Tam, W. W., & Ho, R. C. (2019). Prevalence of Burnout in Medical and Surgical Residents: A Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(9), 1479. https://doi.org/10.3390/ijerph16091479

Lunardi, G. L., Alves, A. P. F., & Salles, A. C. (2012). TI verde e seu impacto na sustentabilidade ambiental. Repositorio.furg.br. https://repositorio.furg.br/handle/1/5381

McEwen, B. S., & Akil, H. (2020). Revisiting the stress concept: implications for affective disorders. Journal of Neuroscience, 40(1), 12-21. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.0733-19.2019

Moreno Fortes, A., Tian, L., & Huebner, E. S. (2020). Occupational stress and employees complete mental health: a cross-cultural empirical study. International journal of environmental research and public health, 17(10), 3629. https://doi.org/10.3390/ijerph17103629

Noyes, J. M., & Garland, K. J. (2008). Computer- vs. paper-based tasks: Are they equivalent? Ergonomics, 51(9), 1352–1375. https://doi.org/10.1080/00140130802170387

Papathanasiou, I. V., Tsaras, K., Neroliatsiou, A., & Roupa, A. (2015). Stress: Concepts, theoretical models and nursing interventions. American Journal of Nursing Science, 4(2-1), 45-50. https://doi.org/10.11648/j.ajns.s.2015040201.19

Pujol Cols, L. J., & Lazzaro Salazar, M. (2021). Ten years of research on psychosocial risks, health, and performance in Latin America: a comprehensive systematic review and research agenda. Ri.conicet.gov.ar. https://doi.org/10.5093/jwop2021a18

Sadir, M. A., Bignotto, M. M., & Lipp, M. E. N. (2010). Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paidéia (Ribeirão Preto), 20(45), 73–81. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100010

Spiendler Rodríguez, S. Y., & Carlotto, M. S. (2014). Prevalência e Fatores Associados à Síndrome de Burnout em Psicólogos. Ciencia & Trabajo, 16(51), 170–176. https://doi.org/10.4067/s0718-24492014000300008

Stroebe, W., Gadenne, V., & Nijstad, B. A. (2018). Do Our Psychological Laws Apply Onlyto College Students?: External Validity Revisited. Basic and Applied Social Psychology, 40(6), 384–395. https://doi.org/10.1080/01973533.2018.1513362

Team, R. C. (2021). R Core Team 2021. R: A Language and Environment for Statistical Computing.

Vaccarino, V., Almuwaqqat, Z., Kim, J. H., Hammadah, M., Shah, A. J., Ko, Y.-A., Elon, L., Sullivan, S., Shah, A., Alkhoder, A., Lima, B. B., Pearce, B., Ward, L., Kutner, M., Hu, Y., Lewis, T. T., Garcia, E. V., Nye, J., Sheps, D. S., Raggi, P., Bremner, J. D., Quyyumi, A. A. (2021). Association of Mental Stress–Induced Myocardial Ischemia With Cardiovascular Events in Patients With Coronary Heart Disease. JAMA, 326(18), 1818. https://doi.org/10.1001/jama.2021.17649

Wästlund, E., Reinikka, H., Norlander, T., & Archer, T. (2005). Effects of VDT and paper presentation on consumption and production of information: Psychological and physiological factors. Computers in Human Behavior, 21(2), 377–394. https://doi.org/10.1016/j.chb.2004.02.007

Wood Jr, T. (1992). Fordismo, Toyotismo e Volvismo: os caminhos da indústria em busca do tempo perdido. Revista de Administração de Empresas, 32(4), 6–18. https://doi.org/10.1590/s0034-75901992000400002

Downloads

Publicado

2023-11-19

Como Citar

Carpenter, Y., Salustiano, P., Cruz, R., & Anunciação, L. (2023). ANÁLISE ESTATÍSTICA E PSICOMÉTRICA DA EQUIVALÊNCIA ENTRE A APLICAÇÃO TRADICIONAL E COMPUTADORIZADA DO INVENTÁRIO DE SINTOMAS DE STRESS DE LIPP (ISSL-R) EM PESSOAS COM DIFERENTES PERFIS SOCIODEMOGRÁFICOS E OCUPACIONAIS. Trabalho (En)Cena, 8(Contínuo), e023023. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023023

Edição

Seção

Dossiê: Fatores Humanos: Saúde e Segurança no Trabalho