RITA VON HUNTY E O CANAL TEMPERO DRAG: infotenimento, representatividade e mobilização
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p162Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o potencial comunicacional contra-hegemônico desenvolvido no canal “Tempero Drag”, produzido pela drag queen Rita Von Hunty. A pesquisa parte de uma análise de três vídeos do canal, percebendo aspectos da linguagem, formato e informação, em diálogo com os fundamentos teóricos de cultura do consumo, infotenimento, mobilizações na web, ativismo LGBT e comunicação alternativa. Logo, foi possível visualizar como o conteúdo extrapola o caráter de entretenimento ao mesclar gêneros informacionais e discutir assuntos sob uma ótica informativa e educativa, tencionando questões políticas para o público, com um potencial expansivo crescente, podendo caracterizar-se ainda enquanto uma prática jornalística alternativa, portanto, contra-hegemônica.
PALAVRAS-CHAVE: Consumo; Drag; Infotenimento; LGBTQIA+; Representatividade;
ABSTRACT
This paper aims to analyze the counter-hegemonic communication potential developed in the channel “Tempero Drag”, produced by the drag queen Rita Von Hunty. The research starts from an analysis of three videos, understanding aspects of language, format and information, in dialogue with the theoretical foundations of consumer culture, entertainment, web mobilization, LGBT activism and alternative communication. Thus, it was possible to visualize how the content goes beyond the entertainment character by merging informational genres and discussing subjects from an informative and educational point of view, intending political questions for the public, with a growing expansive potential, and can be characterized as an alternative journalistic practice, therefore, counter-hegemonic.
KEYWORDS: Consumption; Drag; Infotainment; LGBTQIA+; Representativity;
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo analizar el potencial de comunicación contrahegemónica desarrollado en el canal "Tempero Drag", producido por la drag queen Rita Von Hunty. La investigación parte de un análisis de videos de tres canales, que comprende aspectos del lenguaje, formato e información, en diálogo con los fundamentos teóricos de la cultura del consumidor, el entretenimiento, la movilización web, el activismo LGBT y la comunicación alternativa. Por lo tanto, fue posible visualizar cómo el contenido va más allá del carácter del entretenimiento al fusionar géneros informativos y discutir temas desde un punto de vista informativo y educativo, con la intención de formular preguntas políticas para el público, con un potencial expansivo creciente, y aún puede caracterizarse como una práctica periodística alternativa, por lo tanto, contrahegemónico.
PALABRAS CLAVE: Consumo; Drag; Infoentretenimiento; LGBTQIA+; Representatividad;
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