CULTURA PARTICIPATIVA DE FÃ NA INTERNET: canais para interação e produção de fandoms
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p102Resumo
As práticas de consumo na internet proporcionaram um crescimento das comunidades de fãs, os fandoms, sobretudo com a divulgação de seus trabalhos em fansites. As plataformas como Spirit e Wattpad, aqui analisadas, permitem o compartilhamento das histórias com outras pessoas, oferendo aos usuários, autores e consumidores, uma biblioteca com obras gratuitas. Por meio da netnografia e da descrição, observa-se que os fansites estimulam a interação com o conteúdo e com os outros usuários, através de comentários, compartilhamentos, avaliações, além das redes existentes nos canais, como grupos de leituras e de escrita. Os sites possuem formas diferentes de leitura e de publicação e, através dos seus recursos de interação, oferecem experiências distintas como uma rede colaborativa.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. In: Anais II do Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação. São Paulo, abril de 2009.
BALDANZA, Renata. A comunicação no ciberespaço: reflexões sobre a relação do corpo na interação e sociabilidade em espaço virtual. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), São Paulo, 2006.
CORRÊA, Luiza et al. As práticas de consumo em comunidade de fãs: o caso dos “little monsters da Lady Gaga”. Revista Comunicação, Curitiba, v. 12, n.12 p. 09-32, 2° Semestre 2016.
CURI, Pedro; WALTENBERG, Lucas. “O que aconteceu com o Star Wars que eu conhecia?” O remix e a cultura participativa como forma de expressão dos fãs. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n 28, cap. 8, p. 125-137, 2013.
CURI, Pedro. Entre fan arts, fan fictions e fan films: o consumo dos fãs gerando uma nova cultura. In: Anais do VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), Salvador, 2010.
D’OLIVEIRA, Beatriz; ROMANELLI, Mariana. Fanfictions e o Papel do Fã na Era da Transmídia. Revista Hipertexto, v. 3 – n. 1 – Jan./Jun. 2013, p. 1-14.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ed. São Paulo: Aleph, 2009, 478p.
KELLNER, Douglas. A cultura das mídias – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
LEAL, Silvana. O Fandom na televisão: uma análise da participação dos fãs na cultura contemporânea através das séries de TV. 2017. 16 f. Monografia (Especialização em Televisão e Convergência Digital), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 3ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.
MONTEIRO, Tiago. As práticas do fã: identidade, consumo e produção midiática. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, 2007.
PACHECO, Caroline. Entre clones, aliens e fãs: A relação entre representatividade LGBT em séries e a produção de fanfictions nos fandoms de orphan blacke supergirl. Porto Alegre: 2018.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humana: da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.