CULTURA PARTICIPATIVA DE FÃ NA INTERNET: canais para interação e produção de fandoms

Autores

  • Allysson Viana Martins Universidade Federal de Rondônia
  • Jaqueline Damaceno Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p102

Resumo

As práticas de consumo na internet proporcionaram um crescimento das comunidades de fãs, os fandoms, sobretudo com a divulgação de seus trabalhos em fansites. As plataformas como Spirit e Wattpad, aqui analisadas, permitem o compartilhamento das histórias com outras pessoas, oferendo aos usuários, autores e consumidores, uma biblioteca com obras gratuitas. Por meio da netnografia e da descrição, observa-se que os fansites estimulam a interação com o conteúdo e com os outros usuários, através de comentários, compartilhamentos, avaliações, além das redes existentes nos canais, como grupos de leituras e de escrita. Os sites possuem formas diferentes de leitura e de publicação e, através dos seus recursos de interação, oferecem experiências distintas como uma rede colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allysson Viana Martins, Universidade Federal de Rondônia

Professor de Jornalismo e coordenador do MíDI - Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: allyssonviana@unir.br

Jaqueline Damaceno, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Jornalismo e membro do MíDI - Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. E-mail: jaqedamaceno@gmail.com

Referências

AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. In: Anais II do Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação. São Paulo, abril de 2009.

BALDANZA, Renata. A comunicação no ciberespaço: reflexões sobre a relação do corpo na interação e sociabilidade em espaço virtual. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), São Paulo, 2006.

CORRÊA, Luiza et al. As práticas de consumo em comunidade de fãs: o caso dos “little monsters da Lady Gaga”. Revista Comunicação, Curitiba, v. 12, n.12 p. 09-32, 2° Semestre 2016.

CURI, Pedro; WALTENBERG, Lucas. “O que aconteceu com o Star Wars que eu conhecia?” O remix e a cultura participativa como forma de expressão dos fãs. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n 28, cap. 8, p. 125-137, 2013.

CURI, Pedro. Entre fan arts, fan fictions e fan films: o consumo dos fãs gerando uma nova cultura. In: Anais do VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), Salvador, 2010.

D’OLIVEIRA, Beatriz; ROMANELLI, Mariana. Fanfictions e o Papel do Fã na Era da Transmídia. Revista Hipertexto, v. 3 – n. 1 – Jan./Jun. 2013, p. 1-14.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ed. São Paulo: Aleph, 2009, 478p.

KELLNER, Douglas. A cultura das mídias – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.

LEAL, Silvana. O Fandom na televisão: uma análise da participação dos fãs na cultura contemporânea através das séries de TV. 2017. 16 f. Monografia (Especialização em Televisão e Convergência Digital), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 3ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.

MONTEIRO, Tiago. As práticas do fã: identidade, consumo e produção midiática. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, 2007.

PACHECO, Caroline. Entre clones, aliens e fãs: A relação entre representatividade LGBT em séries e a produção de fanfictions nos fandoms de orphan blacke supergirl. Porto Alegre: 2018.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humana: da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Martins, A. V., & Damaceno, J. (2020). CULTURA PARTICIPATIVA DE FÃ NA INTERNET: canais para interação e produção de fandoms. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(2), 102–120. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p102