RUAS DE MILITARES EM VILHENA-RO: HISTÓRIA E COMPOSIÇÃO DO ESPAÇO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p131Palavras-chave:
História, ruas, vilhena, militarResumo
Nascida no período da ditadura militar, a cidade de Vilhena tem suas histórias e memórias visíveis na constituição de espaços públicos locais. O município possui atualmente uma escola cujo nome faz referência aos ditadores militares, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, além de 9 ruas e 6 avenidas que homenageiam militares de diferentes épocas. Aqui, discutimos os conceitos de história, lugares de história e espaço urbano. Este trabalho visa a investigar, a partir da cartografia da cidade, os resquícios históricos de sua ocupação na construção dos espaços públicos.
PALAVRAS-CHAVE: História; Ruas; Militares; Vilhena; Rondônia.
ABSTRACT
Born in the period of the military dictatorship, the city of Vilhena has its stories and memories visible in the constitution of local public spaces. The municipality currently has a school whose name refers to military dictators, the Castelo Branco Municipal Elementary School, as well as 9 streets and 6 avenues that honor military personnel from different eras. Here we discuss the concepts of history, places of history and urban space. This work aims to investigate, from the city's cartography, the historical remains of its occupation in the construction of public spaces.
KEYWORDS: History; Streets; Military; Vilhena; Rondonia.
RESUMEN
Nacida en el período de la dictadura militar, la ciudad de Vilhena tiene sus historias y recuerdos visibles en la constitución de los espacios públicos locales. El municipio actualmente tiene una escuela cuyo nombre se refiere a dictadores militares, la Escuela Primaria Municipal Castelo Branco, así como 9 calles y 6 avenidas que honran al personal militar de diferentes épocas. Aquí discutimos los conceptos de historia, lugares de historia y espacio urbano. Este trabajo tiene como objetivo investigar, desde la cartografía de la ciudad, los restos históricos de su ocupación en la construcción de espacios públicos.
PALABRAS CLAVE: historia; Calles Personal militar; Vilhena Rondonia.
Downloads
Referências
ALDERMAN, Derek. Street Names as Memorial Arenas: The Reputational Politics of Commemorating Martin Luther King Jr. in a Georgia County. Historical Geography, v. 30, 2002, p. 99-120.
BECKER, Bertha. Amazônia. São Paulo: Editora Ática, 1991.
COLFERAI, Sandro. Imigração e identidade cultural: a representação de uma identidade preferencial no interior de Rondônia. Labirinto, Porto Velho, ano X, nº 13, 2010, p. 102-119.
DIAS, Reginaldo. Sentidos políticos da toponímia urbana: ruas com nomes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira. São Paulo: Unesp, v. 8, n.1, p. 155-181, janeiro-junho, 2012.
FIORI, Marcus. Olhares sobre a colonização: O colonialismo manifesto na ocupação de Vilhena. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente). Porto Velho: Universidade Federal de Rondônia, 2012.
HALBWACHS, Michel. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006 [1950].
LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Unicamp, 2013 [1988].
MARTINS, Allysson; FARIAS, Khauane. Ditadores militares nas ruas de Vilhena (RO): história e memórias na constituição dos espaços públicos. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 6, p. 97-109, 2018.
MARTINS, Allysson; MIGOWSKI, Ana. Ditadura militar brasileira e novas formas cartográficas: memórias coletivas e mapas digitais colaborativos. In: ARAUJO, Denize Araujo; MORETTIN, Eduardo; REIA-BAPTISTA, Vitor (Orgs.). Ditaduras revisitadas: cartografias, memórias e representações audiovisuais. Eletrônico: Suporte, 2016, p. 383-402.
MARTINS, Allysson; SILVA, Maria. Escola da ditadura em Vilhena: história e memória de Castelo Branco. In: Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom), Vilhena-RO: UNIR, 2018, p. 1-15.
MARTINS, Allysson; SILVA, Maria. Educação com ditador em Vilhena-RO: história e memórias na Escola Castelo Branco. Revista Observatório, v. 5, p. 322-346, 2019.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, nº 10, 1993 [1984], p. 7-28.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas-SP: Unicamp, 2007.
SILVA, Regina; FONSECA, Claudia; FRANCO, Juliana; MARRA, Pedro; GONZAGA, Milene. Dispositivos de memória e narrativas do espaço urbano: cartografias flutuantes no tempo e espaço. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: E-compós, v.11, n.1, jan./abr, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.