ACESSIBILIDADE E ENSINO: OUTRAS FORMAS DE FAZER JORNALISMO

Autores

  • Verônica Dantas Meneses Universidade Federal do Tocantins
  • Caroline Barbosa dos Reis Ricardo Universidade Federal do Tocantins
  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este ensaio visa abordar os prognósticos para os processos de inclusão e acessibilidade de discentes cegos nas atividades de ensino e convivência nas instituições de ensino, quer dentro das salas de aula, laboratórios e demais dependências físicas da universidade quer nos espaços virtuais de pesquisa primordiais para o deficiente visual. A análise partiu da observação participante e entrevistas com docentes e técnicos da UFT. Conclui-se que as iniciativas para a inclusão do aluno cego perpassam os âmbitos individuais e coletivos e incluem novas atitudes dos desenvolvedores de sistemas e dos portais na internet.

 

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Aluno cego. Ensino. Jornalismo.

 

 

 

ABSTRACT

This paper aims to address the prognoses for the processes of inclusion and accessibility for blind students in teaching activities and in educational institutions, both within the classroom, laboratories and other physical facilities of the University both in virtual spaces of main research for the visually impaired. The analysis began from the participant observation and interviews with teachers and technicians of the UFT. It is concluded that the initiatives for the inclusion of blind student cross through the individual and collective spheres and includes new attitudes of the systems and portals developers on the internet. 

 

KEYWORDS: Accessibility. Blind student. Teaching. Journalism.

 

 

RESUMEN

Este ensayo pretende abordar los pronósticos para los procesos de inclusión y accesibilidad de los estudiantes ciegos en las actividades de enseñanza y convivencia en las instituciones de enseñanza, tanto dentro de las aulas, laboratorios y demás dependencias físicas de la universidad, tanto en los espacios virtuales de investigación primordiales deficiente visual. El análisis partió de la observación participante y entrevistas con docentes y técnicos de la UFT. Se concluye que las iniciativas para la inclusión del alumno ciego atravesan los ámbitos individuales y colectivos e incluyen nuevas actitudes de los desarrolladores de sistemas y de los portales en Internet.

 

PALABRAS CLAVE: Accesibilidad. Estudiante ciego. Enseñanza. Periodismo.

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Biografia do Autor

Caroline Barbosa dos Reis Ricardo, Universidade Federal do Tocantins

Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: carolinebreis26@gmail.com

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho. Docente dos cursos de Jornalismo e Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Saúde da UFT. E-mail: jlauro@uft.edu.br.  

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Meneses, V. D., Ricardo, C. B. dos R., & Martins, J. L. (2017). ACESSIBILIDADE E ENSINO: OUTRAS FORMAS DE FAZER JORNALISMO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(1), 122–136. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3608

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