IMPACTOS DA PANDEMIA COVID 19 NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p19Resumo
Este artigo apresenta resultados de informações obtidas junto a estudantes de graduação de cursos da modalidade de educação a distância (EaD) da UFT. A necessidade do estudo se deu a partir da constatação da ausência virtual de muitos estudantes, evidenciada pela falta da postagem de atividades no prazo estabelecido pelos professores ou pela baixa frequência de acesso ao Moodle. Considerando a situação de Pandemia de COVID-19 que se estende há mais de três meses, levantou-se a hipótese de que os estudantes da EaD e/ou seus familiares, poderiam estar com problemas de saúde, dificuldades financeira e/ou mesmo distúrbios de ordem emocional, e, por consequência, afetando seu desempenho acadêmico. Neste sentido, foi elaborado um instrumento para obter informações que permitissem obter um panorama da situação dos estudantes e, ao mesmo tempo, auxiliasse a pensar em estratégias de acolhimento, atenção, apoio e ajuda pedagógica, inclusive aos professores. As perguntas foram disponibilizadas em formulário online. No universo de 907 estudantes, 241 responderam o questionário. Os resultados indicam que os estudantes tiveram sua vida pessoal e acadêmica afetada pela pandemia.
Downloads
Referências
ALVES, E. J. MARTINS, J. L. Presença social dos mediadores em fórum virtual. Anais eletrônicos do 7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologia na Educação. Recife, Pernambuco, 2017. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/simposio2017.html . Acessado em 25 jun 2020.
ALVES, E. J.; FARIA, D. C. DE. EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC: Lessons learned and shared. Revista Observatório , v. 6, n. 2, p. a16en, 1 abr. 2020.
ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA. APRENDER “COM” A TECNOLOGIA: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 658-669, 1 jul. 2019.
BECKER, F., & MARQUES, T. B. Ensino ou aprendizagem à distância. Educar em Revista, 19, pp.85-98, 2002.
BEZERRA, A. C. V. et al . Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 25, supl. 1, p. 2411-2421, Junho 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702411&lng=en&nrm=iso . Acessado em 26 Jun 2020.
COSTA, D. D. S. et al. Saúde Mental na pandemia de COVID-19: Considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em psiquiatria. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341255949_Saude_mental_na_pandemia_de_COVID_-19_consideracoes_praticas_multidisciplinares_sobre_cognicao_emocao_e_comportamento Acessado em 24 jun 2020.
CRUZ, R. M. et al . COVID-19: emergência e impactos na saúde e no trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília , v. 20, n. 2, p. I-III, jun. 2020 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572020000200001&lng=pt&nrm=iso
Acessado em 26 jun. 2020.
FARIA, D. C. DE; ALVES, E. J.; NUNES, S. G. DA C. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES. Revista Observatório , v. 5, n. 3, p. 166-187, 1 maio 2019.
GODOY, A. Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, pp. 20-29 Mai./Jun. 1995
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=27138&t=resultads Acessado em 29 jun 2020.
LEJANO, R. Fraweworks for Policy Analises. Maging Text and Context. New York: Routledge, 2006.
MIRANDA, G. J.; REIS, C. F.; FRETIAS, S. C. Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de ciências contábeis. In: XVII International conference in accouting. 2017. p. 1-14.
MONDARDO, A. H.; PEDON, E. A. Estresse e desempenho acadêmico em estudantes universitários. Revista de Ciências Humanas, v. 6, n. 6, p. 159-180, 2005.
SAINZ, I.,SAINZ J.,CAPILLA, A. Efeitos da crise COVID na educação. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). 2020.
SCHMIDT, B. et al . Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. Campinas , v. 37, e200063, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100501&lng=en&nrm=iso Acessado em 25 Jun 2020.
SILVA, G. C. C. et al. Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 199-206, 2010.
SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. DO QUADRO NEGRO AO TABLET: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório , v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.
SHORT, J., WILLIAMS, E., & CHRISTIE, B. The social psychology of telecommunications. London: John Wiley & Sons, 1976.
UFT. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Física a Distância. Palmas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.