O “CAMBAXIRRA DA REVOLUÇÃO” E O “FALCÃO COM HÉRNIA VESTIDO DE NOIVA”:

O PAPEL DE ODUVALDO VIANNA FILHO E NELSON RODRIGUES NO COMUNISMO E ANTICOMUNISMO NO BRASIL

Autores/as

  • Ana Evangelista Faculdade de História - UFG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.1.5

Palabras clave:

Palavras-chave Oduvaldo Vianna Filho; Nelson Rodrigues; Anticomunismo brasileiro.

Resumen

O século XX foi marcado por intensos conflitos que levaram o mundo a se dividir entre diferentes concepções políticas e ideológicas. A partir dos acontecimentos da Revolução Russa, da Crise de 1929 e, mais tarde, da Guerra Fria, figura-se, no plano internacional e nacional, um acentuado debate entre comunismo e anticomunismo.  Essa lógica passa a influir e atuar nos diferentes campos e aspectos da sociedade, sejam eles político, econômico, intelectual ou artístico. Nesse sentido, o presente artigo faz uma breve exposição da trajetória institucional de Oduvaldo Vianna Filho e Nelson Rodrigues, ambos expoentes da dramaturgia no Brasil, a fim de entender a contribuição dos dois intelectuais no cenário cultural brasileiro, e, através da análise da discussão que os dois dramaturgos travaram em 1961, busca-se compreender o lugar que ocupam e o papel que os dois desempenharam na construção do imaginário comunista e anticomunista do país.

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Evangelista, A. (2022). O “CAMBAXIRRA DA REVOLUÇÃO” E O “FALCÃO COM HÉRNIA VESTIDO DE NOIVA”: : O PAPEL DE ODUVALDO VIANNA FILHO E NELSON RODRIGUES NO COMUNISMO E ANTICOMUNISMO NO BRASIL. REVISTA ANTÍGONA, 2(1), 92–120. https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.1.5