Submissões

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Artigos

Os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A Revista Antígona publica textos de bacharéis e licenciados e de graduandos desde que com participação de seus orientadores. 

O texto deve ser original e inédito (escrito em português, inglês, espanhol ou francês ).

A Revista Antígona publica textos em português, inglês, espanhol e francês. Aqueles que possuírem como língua vernácula o inglês, francês ou espanhol deverão apresentar o resumo  e palavras chave em português.

As resenhas podem ser de livros publicados no Brasil nos dois anos anteriores, contados a partir da data de apresentação da resenha, ou, se publicados no exterior, nos quatro anos anteriores, contados da mesma forma.

Cada autor só poderá ter um artigo ou resenha em processo de seleção, isto é, entre o início da submissão e a publicação final. Será, ainda, resguardado um intervalo de dois anos para que o mesmo autor possa publicar outro texto na Revista Antígona.

Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Revista Antígona são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

A Revista Antígona não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

Todo material deverá passar por prévia revisão textual antes de ser apresentado à revista.

Normas para submissão para publicação revista Antígona

O arquivo:  formato Microsoft Word ou OpenOffice

Formato da página: A4, com margens em 2,5cm 

Fonte:  Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5

Dimensão do texto: entre 15 e 30 páginas, sem contar a bibliografia.

Imagens: devem ser enviadas em arquivo separado, com indicação no texto de onde devem ser inseridas. Legendas times new roman 10

Título: em maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Times New Roman 12

 Autoria:  abaixo do título, alinhado à direita. Deve ser colocado no rodapé:titulação, instituição filiação,  endereço de e-mail,  link do Currículo Lattes e indicação de  agência financiadora, quando for o caso. 

Resumo: máximo de quinze linhas,  fonte Times New Roman,  tamanho 10, justificado, com espaçamento simples. Além disso, deve ser traduzido para pelo menos uma língua (inglês, espanhol ou francês);

Palavras-chave: deverão ser três, times new roman, 10, logo abaixo do resumo, devem constar  também a tradução na mesma língua em que consta a tradução do resumo.

Citações: (diretas e indiretas) deverão ser acompanhadas da referência no modelo (AUTOR, ano: página ) ou Autor (ano: página). Citações acima de 3 (três) linhas deverão ser destacadas do texto com recuo de 4 cm, tamanho da fonte 10 e  espaçamento simples;

Notas de rodapé: deverão ser indispensavelmente explicativas;

Referências bibliográficas (independentemente do tipo de suporte das informações ou de sua natureza) deverão constar numa única listagem, no final do texto, norteadas pela ABNT, dispostas em ordem alfabética;

As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023, conforme segue:

Para livros, dissertações, teses, artigos e similares

SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

NOME DO EVENTO, número, ano, local.

Observação: o nome do autor nunca deve ser abreviado.

Para fontes e documentos

Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula.

Para materiais iconográficos

Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia, etc), demais informações seguidas por vírgula.

Para materiais cartográficos

Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

Para materiais sonoros

Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

Para partituras

Autor. Título em itálico. Local: editora, data. Designação específica (1, 2, 3 partitura). Instrumento a que se destina. Demais informações seguidas de vírgula.

Para documentos tridimensionais

Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)

Para patentes

Entidade e/ou autor responsável. Título em itálico. Número da patente, data (do período de registro).

Para materiais constantes na Internet

Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em<http://> e Acesso em dd/mm/aaaa.

Avaliação das contribuições

Desde que atendam às especificações formais relacionadas anteriormente, as propostas (artigos, resenhas e edições críticas de fontes e documentos) passarão por uma triagem inicial, feita pela Comissão Editorial.

Após a primeira triagem, os textos ingressam no processo de avaliação de mérito, quando são submetidos a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou temas em questão, com título mínimo de doutor) designados pela Comissão Editorial, assegurando assim o sistema avaliativo de duplo cego.

Posteriormente, os pareceres e os textos são apreciados, em conjunto, pela Comissão Editorial reunida. Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação dos textos, assim como a solicitação para que o autor proceda as reformulações que atendam parcial ou integralmente às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra o pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 30 dias para apresentar uma nova versão do texto, que será avaliada novamente, tanto pela Comissão Editorial como pelos pareceristas que sugeriram as alterações.

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

Artigos livres

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