COVID-19, MULHERES RURAIS E ABANDONO

DESDOBRAMENTOS SOCIAIS DO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • JULYANA MACEDO REGO UFG
  • Helga Maria Martins de Paula UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAI

Palavras-chave:

COVID-19, Mulheres Rurais, Neoliberalismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia da COVID-19 sobre as mulheres rurais, destacando de que forma esse grupo foi afetado. Para tal, foi adotado o método de revisão bibliográfica, com enfoque em teses, dissertações, obras e artigos que versam sobre o tema proposto. O caminho percorrido para alcançar o objetivo indicado passa por uma breve exposição sobre o Coronavírus, para, na sequência, a partir da análise de dados estatísticos, ser possível evidenciar alguns impactos sociais do período pandêmico. Na terceira seção, o foco é analisar os desdobramentos sobre as mulheres rurais. Ao final, é possível concluir que a crise instalada tem raça, gênero e classe, demonstrando que não se trata de uma crise do Coronavírus, mas de uma crise do sistema neoliberal, e, justamente por isso, os sujeitos são afetados de forma distinta, oportunizando o enriquecimento de alguns, sobre a morte de outros.

Biografia do Autor

Helga Maria Martins de Paula, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAI

Professora efetiva de Direito Público na Universidade Federal de Goiás, Jataí (UFG/Jataí). Doutora em Direito, área "Direito, Estado e Constituição" pela Universidade de Brasília-UnB. Professora do Programa de Pós-graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG).

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

MACEDO REGO, J., & Maria Martins de Paula, H. (2021). COVID-19, MULHERES RURAIS E ABANDONO: DESDOBRAMENTOS SOCIAIS DO PERÍODO PANDÊMICO. REVISTA ANTÍGONA, 1(2), 79–99. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/antigona/article/view/12582