O Processo O PROCESSO DE ESBULHO DA TERRA INDÍGENA XOKÓ DA ILHA DE SÃO PEDRO/CAIÇARA, MUNICÍPIO DE PORTO DA FOLHA, SERGIPE:

as consequências da Lei de Terras de 1850.

Autores

  • Yatan Lima UFAL

Palavras-chave:

Esbulho da terra indígena Xokó; Lei de Terras de 1850; Porto da Folha, Sergipe.

Resumo

Resumo:

O presente artigo, tem como objetivo discorrer sobre o processo de esbulho da terra indígena Xokó da Ilha de São Pedro/Caiçara, município de Porto da Folha, Sergipe: as consequências da Lei de Terras de 1850. Para isso, foi preciso buscar fontes relacionadas às políticas de aldeamentos no período do Brasil imperial. Analisei os trabalhos da antropóloga Beatriz Gois Dantas, Ivanilson Martins dos Santos, Avelar Araújo Santos Junior, Pedro Abelardo de Santana, entre outros. O intuito foi esclarecer as relações políticas em meio ao século XIX, voltada para os antigos aldeamentos. Os pensamentos que circulam na metade do século XIX, sobretudo, o contraditório discurso da inexistência indígena, dos quais estavam fadados ao desaparecimento devido seu processo de mestiçagem. Isso também aconteceu com o Xokó, o qual teve seu processo de homologação das terras indígena Ilha/Caiçara somente em 1991, no governo de Fernando Collor de Mello.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Lima, Y. (2021). O Processo O PROCESSO DE ESBULHO DA TERRA INDÍGENA XOKÓ DA ILHA DE SÃO PEDRO/CAIÇARA, MUNICÍPIO DE PORTO DA FOLHA, SERGIPE: : as consequências da Lei de Terras de 1850. REVISTA ANTÍGONA, 1(2), 211–231. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/antigona/article/view/12254