DO SIGNO VERBAL À IMAGEM DIGITAL NA SALA DE AULA DE INGLÊS

O CARÁTER MULTIMODAL DAS TIRINHAS E O CANVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE READING E WRITING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21543

Palavras-chave:

Canva; Ensino de Língua Inglesa; Multimodalidade; Pedagogia dos Multiletramentos; Tirinhas.

Resumo

Diante do avanço tecnológico e da necessidade de abordagens pedagógicas que dialoguem com a realidade dos estudantes, esta pesquisa, fundamentada nos princípios do campo CALL (CHAPELLE, 2003) e na pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015), investiga o potencial da criação de tirinhas com o Canva (2023a) para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de estudantes de Letras Inglês da UTFPR. A metodologia empregou as quatro etapas da pedagogia dos multiletramentos, articulando-as com o letramento multimídia e digital (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) e a importância da prática da língua adicional para a conscientização sobre questões sociais (MOITA LOPES, 2006). A coleta de dados ocorreu durante uma oficina e por meio de questionários (Google Forms). A análise dos dados revela que a criação de tirinhas com o Canva (2023a) auxilia os alunos no processo criativo da escrita, oferecendo recursos visuais para a expressão de ideias, e sugere o aplicativo como um recurso pedagógico relevante para despertar o interesse no aprendizado de inglês no contexto tecnológico.

Biografia do Autor

Franciele Gabriel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Franciele Cristina Gabriel
Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Email: francielegabriel@alunos.utfpr.edu.br.

Rita Marriott, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora e mestre pela Pontifica Universidade Católica do Paraná. Atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná como Professora Associada no curso Licenciatura em Letras Inglês. Email: ritamarriott@utfpr.edu.br.

Referências

BRANDON JR., B. Luther - Brumsic Brandon Jr. - 1972. Comicartfans, 2008. Disponível em: <https://www.comicartfans.com/GalleryPiece.asp?Piece=417521&GSub=45026>. Acesso em 28 abr. 2025.

CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS & ASSESSMENT. Cambridge Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/>. Acesso em: 24 abr. 2025.

CANVA. Create Your Own Amazing Comic Strips Online with Canva. 2023. Disponível em: <https://www.canva.com/create/comic-strips/>. Acesso em: 13 abr. 2023a.

CANVA. Inspirando professores e motivando alunos. 2023. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/educacao/>. Acesso em: 13 abr. 2023b.

CANVA. O poder do design ao alcance de todos. 2023. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/about/>. Acesso em: 13 abr. 2023c.

CHAPELLE, C. A. The changing world of English language teaching. In: CHAPELLE, C. A. English Language Learning and Technology: Lectures on applied linguistics in the age of information and communication technology. Amsterdã: John Benjamins, 2003.

COLLINS. Collins English Dictionary. Disponível em: <https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english>. Acesso em: 24 abr. 2025.

COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things You Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). A Pedagogy Of Multiliteracies: Learning by Design. Londres: Palgrave Macmillan, 2015.

CRUZ, J. F. N. Em busca da ressignificação do ensino de língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência na rede municipal de educação de Niterói. RevistAleph. Ano XV, Número Especial 2019, p. 76-98, maio 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39328>. Acesso em: 20 maio 2025.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramento Multimídia. In: DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. MARCIONILO, M. (Trad.). São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 27-30.

HADI, M.S.; IZZAH, L.; PAULIA, Q. (2021). Teaching writing through Canva application to enhance students’ writing performance. JOLLT Journal of Languages and Language Teaching. Vol. 9, N. 2, p. 228-235, abr. 2021.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Londres: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Londres: Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2a. Ed. Londres: Routledge, 2006.

KUNZLE, David M. "comic strip". Encyclopedia Britannica, 10 Apr. 2023. Disponível em: <https://www.britannica.com/art/comic-strip>. Acesso em: 13 April 2023.

MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, H. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [S.L.], Vol. 10, N. 3, p. 247-255, set.-dez. 2012. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254>. Acesso em: 20 maio 2025.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 11-23.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

YUNDAYANI, A.; SUSILAWATI, S.; & CHAIRUNNISA, C. Investigating the effect of Canva on students’ writing skills. English Review: Journal of English Education, Vol. 7, N. 2, p. 169-176, jun. 2019. Disponível em: <https://journal.uniku.ac.id/index.php/ERJEE/article/view/1800>. Acesso em: 20 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-14

Como Citar

GABRIEL, Franciele; MARRIOTT, Rita. DO SIGNO VERBAL À IMAGEM DIGITAL NA SALA DE AULA DE INGLÊS: O CARÁTER MULTIMODAL DAS TIRINHAS E O CANVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE READING E WRITING. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 188–215, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21543. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21543. Acesso em: 5 dez. 2025.