DO SIGNO VERBAL À IMAGEM DIGITAL NA SALA DE AULA DE INGLÊS
O CARÁTER MULTIMODAL DAS TIRINHAS E O CANVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE READING E WRITING
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21543Palavras-chave:
Canva; Ensino de Língua Inglesa; Multimodalidade; Pedagogia dos Multiletramentos; Tirinhas.Resumo
Diante do avanço tecnológico e da necessidade de abordagens pedagógicas que dialoguem com a realidade dos estudantes, esta pesquisa, fundamentada nos princípios do campo CALL (CHAPELLE, 2003) e na pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015), investiga o potencial da criação de tirinhas com o Canva (2023a) para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de estudantes de Letras Inglês da UTFPR. A metodologia empregou as quatro etapas da pedagogia dos multiletramentos, articulando-as com o letramento multimídia e digital (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) e a importância da prática da língua adicional para a conscientização sobre questões sociais (MOITA LOPES, 2006). A coleta de dados ocorreu durante uma oficina e por meio de questionários (Google Forms). A análise dos dados revela que a criação de tirinhas com o Canva (2023a) auxilia os alunos no processo criativo da escrita, oferecendo recursos visuais para a expressão de ideias, e sugere o aplicativo como um recurso pedagógico relevante para despertar o interesse no aprendizado de inglês no contexto tecnológico.
Referências
BRANDON JR., B. Luther - Brumsic Brandon Jr. - 1972. Comicartfans, 2008. Disponível em: <https://www.comicartfans.com/GalleryPiece.asp?Piece=417521&GSub=45026>. Acesso em 28 abr. 2025.
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS & ASSESSMENT. Cambridge Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/>. Acesso em: 24 abr. 2025.
CANVA. Create Your Own Amazing Comic Strips Online with Canva. 2023. Disponível em: <https://www.canva.com/create/comic-strips/>. Acesso em: 13 abr. 2023a.
CANVA. Inspirando professores e motivando alunos. 2023. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/educacao/>. Acesso em: 13 abr. 2023b.
CANVA. O poder do design ao alcance de todos. 2023. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/about/>. Acesso em: 13 abr. 2023c.
CHAPELLE, C. A. The changing world of English language teaching. In: CHAPELLE, C. A. English Language Learning and Technology: Lectures on applied linguistics in the age of information and communication technology. Amsterdã: John Benjamins, 2003.
COLLINS. Collins English Dictionary. Disponível em: <https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english>. Acesso em: 24 abr. 2025.
COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things You Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). A Pedagogy Of Multiliteracies: Learning by Design. Londres: Palgrave Macmillan, 2015.
CRUZ, J. F. N. Em busca da ressignificação do ensino de língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência na rede municipal de educação de Niterói. RevistAleph. Ano XV, Número Especial 2019, p. 76-98, maio 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39328>. Acesso em: 20 maio 2025.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramento Multimídia. In: DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. MARCIONILO, M. (Trad.). São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 27-30.
HADI, M.S.; IZZAH, L.; PAULIA, Q. (2021). Teaching writing through Canva application to enhance students’ writing performance. JOLLT Journal of Languages and Language Teaching. Vol. 9, N. 2, p. 228-235, abr. 2021.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Londres: Routledge, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Londres: Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2a. Ed. Londres: Routledge, 2006.
KUNZLE, David M. "comic strip". Encyclopedia Britannica, 10 Apr. 2023. Disponível em: <https://www.britannica.com/art/comic-strip>. Acesso em: 13 April 2023.
MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, H. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [S.L.], Vol. 10, N. 3, p. 247-255, set.-dez. 2012. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254>. Acesso em: 20 maio 2025.
MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 11-23.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
YUNDAYANI, A.; SUSILAWATI, S.; & CHAIRUNNISA, C. Investigating the effect of Canva on students’ writing skills. English Review: Journal of English Education, Vol. 7, N. 2, p. 169-176, jun. 2019. Disponível em: <https://journal.uniku.ac.id/index.php/ERJEE/article/view/1800>. Acesso em: 20 maio 2025.