INFLUÊNCIA DE QUE E/OU DE QUEM?

O CASO DE VIRGÍNIA FONSECA E A PARATOPIA DO DISCURSO DIGITAL

Autores/as

  • Marco Antonio Almeida Ruiz Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Luís Felippe Soares de Carvalho Universidade Federal de Goiás - UFG
  • João Vitor Gomes Camargo Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21528

Palabras clave:

Cenas de enunciação, CPI das Bets, Digital, Instagram, Paratopia

Resumen

As mídias digitais não são apenas espaços de circulação de dados, informações e imagens, constituem-se, também, como um dispositivo de enunciação pelos quais os sujeitos (des)constroem sentidos, (des)identidades e relações por meio da linguagem multimodal. Diante disso, este artigo tem como objetivo discutir como as redes, mais especificamente o Instagram, constituem-se por uma “fronteira limite” no universo do discurso, possibilitando que os sujeitos-autores-digitais (re)organizem seus pertencimentos e (re)estruturem suas posições. Como objeto de investigação, analisaremos algumas publicações dessa rede social a partir do depoimento da influenciadora Virgínia Fonseca, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI das Bets, sobre apostas e o enriquecimento ilícito em jogos esportivos online. Para tal, pautamo-nos nas reflexões teórico-metodológicas da análise do discurso francesa, sobretudo nos conceitos de paratopia, cenas de enunciação e ethos em Dominique Maingueneau (2006, 2008, 2010, 2015), para verificar como diferentes espaços do dizer dessa influenciadora digital, sujeito-autor-digital Virgínia Fonseca, pode promover deslocamentos de sentido cristalizados social e historicamente, e interferir na construção discursiva do que é exercer influência nesses espaços de enunciação.

Biografía del autor/a

Marco Antonio Almeida Ruiz, Universidade Federal de Goiás - UFG

É professor adjunto de linguística na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS). Maître de conférence (MCF) en Science du Langage em Paris. E-mail: marcoalmeida@ufg.br.

Luís Felippe Soares de Carvalho, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Licenciatura em Letras - Português pela mesma instituição. Pesquisador e integrante do Grupo de Estudos em Teorias de Discurso, o GETED/UFG, desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso Francesa. Atualmente, seus principais temas de interesse são: análise do discurso digital, circulação de sentidos, autoria e construção de identidades no e pelo digital, paratopia, letramento, inclusão, ensino e aprendizagem.

João Vitor Gomes Camargo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Formação técnica-científica pelo Instituto Federal de Goiás de 2016 a 2018 e, atualmente, é estudante do curso de Letras: Português da Universidade Federal de Goiás. É participante e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e discente em pesqueisa de Iniciação Científica, em andamento, na área dos estudos discursivos.

Citas

Além de Virginia e Rico: quem são os famosos na mira da CPI das Bets? Revista online UOL. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/05/15/cpi-das-bets-os-famosos-que-ja-foram-e-ainda-serao-ouvidos-no-senado.htm/?cmpid=copiaecola. Acesso em: 15 maio 2025.

@burguesia.fede. Instagram, 13 maio 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DJosgVPNDSD/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 15 maio 2025.

Em CPI das Bets, Virgínia Fonseca finge ter 12 anos. E senadores também. Revista online UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2025/05/13/em-cpi-das-bets-virginia-fonseca-finge-ter-12-anos-e-senadores-tambem.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 15 maio 2025.

@ginaindelicada. Instagram, 13 maio 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DJmcVOigOnZ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em 15 maio 2025.

MAINGUENEAU, D. As margens do discurso. Tradução Adriano Souza Marinho... [et al.]. 1º. Ed. São Paulo: Contexto, 2025.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise de Discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Tradução Adail Sobral. 2ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. Tradução Adail Sobral... [et al.]. 1ª. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Tradução Freda Indursky. 3ª. Ed. Campinas, SP: Pontes/Unicamp, 1997.

Marketing? Look polêmico que Virginia usou na CPI das Bets teria sido planejado. Terra online. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/marketing-look-polemico-que-virginia-usou-na-cpi-das-bets-teria-sido-planejado,07a6462d8d07edf703f1ea4b8c3326a81vvmkm1w.html?utm_source=clipboarc. Acesso em: 15 maio 2025.

@nazareamarga. Instagram, 13 maio 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DJmQQgaRRZu/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 15 maio 2025.

@nazareamarga. Instagram, 13 maio 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DJmqwS4SccM/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 15 maio 2025.

Publicado

2025-06-14

Cómo citar

ALMEIDA RUIZ, Marco Antonio; SOARES DE CARVALHO, Luís Felippe; GOMES CAMARGO, João Vitor. INFLUÊNCIA DE QUE E/OU DE QUEM? : O CASO DE VIRGÍNIA FONSECA E A PARATOPIA DO DISCURSO DIGITAL. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 37–57, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21528. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21528. Acesso em: 5 dic. 2025.