A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO DOCUMENTO CURRICULAR DE MATO GROSSO – ETAPA DO ENSINO MÉDIO

EFEITOS DE INCLUSÃO PELA INTERCULTURALIDADE LINGUÍSTICA, ÉTNICA E CULTURAL PARA SUJEITOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21460

Mots-clés :

Educação Indígena; Interculturalidade; BNCC; Documento Curricular de Mato Grosso.

Résumé

Esse artigo objetiva descrever e analisar discursivamente a abordagem da Educação Indígena na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular de Mato Grosso, especificamente na etapa do Ensino Médio. O estudo enfoca efeitos de inclusão e legitimação escolar da interculturalidade linguística, étnica e cultural tanto para sujeitos indígenas quanto não indígenas. Mobilizamos, como aporte teórico-metodológico, a Análise do Discurso de linha francesa e estudos sobre Educação Indígena e Interculturalidade. Percebemos, em ambos os documentos, vontades de verdade que fomentam, distribuem e incorporam os saberes, valores e perspectivas das comunidades indígenas no currículo educacional, visando à promoção de uma educação mais inclusiva e diversificada, em consonância ao poder da circulação do discurso de resistência dos sujeitos infames. Como resultados parciais, percebemos desafios relacionados à implementação efetiva da Educação Indígena, especialmente na formação continuada de professores e respeito às identidades culturais nas escolas urbanas de Barra do Garças – Mato Grosso. As descrições e as análises destacam a importância desses documentos como passos iniciais rumo a uma educação indígena mais abrangente e sensível ao respeito e às necessidades dos povos originários, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais equitativo e intercultural tanto para sujeitos indígenas quanto para sujeitos não indígenas.

Bibliographies de l'auteur-e

Skarllethy Orhana da Silva Valim, Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) do campus Cora Coralina da UEG. E-mail: skarllethy2015@gmail.com

Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora em Linguística pela UFSCar (2018), Pós-Doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004).  Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino de Língua Portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), gênero, corpo e discurso. Líder do Grupo Estúdio (Estudos do Discurso) e integrante do Grupo GEDIN. E-mail: luanaluterman@yahoo.com.br

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Publié-e

2025-05-17

Comment citer

VALIM, Skarllethy Orhana da Silva; LUTERMAN, Luana Alves. A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO DOCUMENTO CURRICULAR DE MATO GROSSO – ETAPA DO ENSINO MÉDIO: EFEITOS DE INCLUSÃO PELA INTERCULTURALIDADE LINGUÍSTICA, ÉTNICA E CULTURAL PARA SUJEITOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. Especial, p. 172–188, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21460. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21460. Acesso em: 5 déc. 2025.