I AM WHAT I AM
BREVE ANÁLISE DA DISCURSIVIZAÇÃO DA DIVERSIDADE PELA CAMPANHA DA AMSTEL
DOI :
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20263Mots-clés :
campanha publicitária, LGBTQIAPN+, Amstel, ideologia, silêncioRésumé
O presente artigo tem como proposta abordar a utilização da causa LGBTQIAPN+ como tema central na campanha publicitária I Am What I Am, lançada em 2021 pela renomada marca de cerveja Amstel. Tendo em vista a abordagem teórico-metodológica da linha pecheutiana da Análise de Discurso – e, trazendo à luz conceitos como sujeito, ideologia e silêncio –, a análise das materialidades publicitárias se dará tanto pela linguagem verbal quanto pela não verbal, buscando compreender a construção de sentidos em torno da representatividade na campanha. Isto é, será investigado de que forma são gerados os efeitos de sentido a fim de reforçar a ideologia da marca ao se apropriar estrategicamente do potencial mercadológico dos simbolismos associados ao movimento LGBTQIAPN+. Assim, ao se utilizar da noção de identidade e valores, fundamentais ao movimento e às suas reinvindicações, a campanha publicitária estabelece o funcionamento de uma relação de desejo de consumo e pertencimento com o público-alvo em questão.
Références
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Tradução: Joaquim José de Moura Ramos. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
BLAKEMORE, Erin. Revolta de Stonewall deu origem ao movimento atual pelos direitos LGBTQIAP+. National Geographic Brasil. Online. 2021. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2021/06/gay-lgbt-revolta-de-stonewall-movimento-atual-pelos-direitos-lgbtqia. Acesso em: 04 jul. 2024.
HEINE, Palmira; MARINHO, Flágila. Entre a Magreza e o Sobrepeso: discurso, corpo e sentido sobre a mulher em anúncios publicitários. Sitientibus, Feira de Santana, n. 50, p. 89-109, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/sitientibus/article/view/8569. Acesso em: 09 jul. 2024.
HELLER, Eva. A psicologia das cores. 1 ed. São Paulo: Editorial Gustavo Gili, 2013.
MIRANDA, Eduardo Morais. Campanha publicitária “I am what I am” da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+. Trabalho de Conclusão de Curso – UFRJ, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/19523 Acesso em: 02 jul. 2024.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. 5 ed. Campinas, SP: Editora Pontes, 2005.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PABLLO Vittar, Pepita e Mateus Carrilho celebram o orgulho em nova campanha da Amstel. Dois Terços, [s.l.]. Online. 2021. Disponível em: https://www.doistercos.com.br/pabllo-vittar-pepita-e-mateus-carrilho-celebram-o-orgulho-em-nova-campanha-da-amstel/. Acesso em: 05 jul. 2024.