I AM WHAT I AM

BREVE ANÁLISE DA DISCURSIVIZAÇÃO DA DIVERSIDADE PELA CAMPANHA DA AMSTEL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20263

Mots-clés :

campanha publicitária, LGBTQIAPN+, Amstel, ideologia, silêncio

Résumé

O presente artigo tem como proposta abordar a utilização da causa LGBTQIAPN+ como tema central na campanha publicitária I Am What I Am, lançada em 2021 pela renomada marca de cerveja Amstel. Tendo em vista a abordagem teórico-metodológica da linha pecheutiana da Análise de Discurso – e, trazendo à luz conceitos como sujeito, ideologia e silêncio –, a análise das materialidades publicitárias se dará tanto pela linguagem verbal quanto pela não verbal, buscando compreender a construção de sentidos em torno da representatividade na campanha. Isto é, será investigado de que forma são gerados os efeitos de sentido a fim de reforçar a ideologia da marca ao se apropriar estrategicamente do potencial mercadológico dos simbolismos associados ao movimento LGBTQIAPN+. Assim, ao se utilizar da noção de identidade e valores, fundamentais ao movimento e às suas reinvindicações, a campanha publicitária estabelece o funcionamento de uma relação de desejo de consumo e pertencimento com o público-alvo em questão.

Bibliographies de l'auteur-e

Victória Barreto Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharela e Licencianda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Integrante do Programa de Extensão História da Arte e Gênero e do Projeto de Pesquisa El Mapa: perspectivas decoloniais desde a América Latina. Atua na Linha de Pesquisa "História(s) da(s) arte(s) e visualidades transculturais: decolonialidades, gênero e narrativas do Sul Global", do Grupo de Pesquisa [Re]image: grupo de pesquisa em Artes Visuais, também pela UFRB. Desenvolveu a pesquisa "acomodação dos ossos: a construção estética de (e) para um corpo afetivo" como pesquisadora voluntária pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo orientada pela Prof. Dr. Priscila Miraz de Freitas Grecco. Em sua produção estética e poética navega pelas afetividades cotidianas que movem o corpo - matéria e subjetividade - por meio da exploração de técnicas e linguagens visuais tradicionais, como a pintura e a gravura, e digitais, como a ilustração e a colagem.

Palmira Heine, Universidade Estadual de Feira de Santana

É Pós-doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia (2019) possui Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2009) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduação em História pela Universidade Católica de Salvador (2000), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2001), graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Salgado de Oliveira (2005). É professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando também no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFBA. Pesquisadora de Análise de discurso atuando principalmente na linha pecheutiana, com foco nas seguintes temáticas: corpo-sentido, subjetividades, representações discursivas de gênero, mídia, imagem, discurso publicitário e constituição discursiva de identidades. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso (GEPEAD).

Références

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Publié-e

2024-11-09

Comment citer

BARRETO OLIVEIRA, Victória; HEINE, Palmira. I AM WHAT I AM: BREVE ANÁLISE DA DISCURSIVIZAÇÃO DA DIVERSIDADE PELA CAMPANHA DA AMSTEL. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 189–200, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20263. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/20263. Acesso em: 24 nov. 2024.