DAS REDES SOCIAIS A IA GERATIVA

ENTREVISTA ENTRE VALÉRIE KOKOSZKA E FRANÇOIS RASTIER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/asel.v34i2.23625

Palabras clave:

Entrevista

Resumen

Este texto apresenta uma entrevista com François Rastier sobre as relações entre inteligência artificial generativa, redes sociais e as transformações contemporâneas da comunicação digital. O autor distingue a inteligência artificial clássica, baseada em algoritmos deterministas, da inteligência artificial generativa, fundamentada em modelos conexionistas e potencializada pela tecnologia dos transformers. A discussão problematiza o papel das redes sociais na comunicação, destacando sua pretensa horizontalidade, a concentração da produção de conteúdos, a atuação dos algoritmos e a economia da atenção. A entrevista aborda ainda a emergência dos influenciadores digitais e a crescente integração entre redes sociais e sistemas de inteligência artificial, especialmente os chatbots. Nesse contexto, são discutidos o neuromarketing, a exploração de dados pessoais e íntimos, a monetização da atenção e os efeitos da inteligência artificial sobre a esfera privada. Por fim, o texto examina os impactos democráticos e geopolíticos da inteligência artificial generativa, considerando a circulação automatizada de narrativas, a influência política, a desinformação e o desenvolvimento da chamada governamentalidade algorítmica. A entrevista evidencia, assim, tensões entre inovação tecnológica, comunicação, exploração de dados, influência social e exercício do poder em ambientes digitais.

Biografía del autor/a

François Rastier, Universidade de Vincennes

François Rastier é um linguista francês. Pesquisador da área de semântica e semiótica, ocupou o cargo de diretor de pesquisa emérito do Centre national de la recherche scientifique.

Valérie Kokoszka, University of Louvain

Valérie Kokoszka holds a PhD in Philosophy (UCL) and a Master's degree in Healthcare Management (Solvay), and is a lecturer at ICL, Ethics 7446/Center for Medical Ethics.

Maria de Fátima B. de M. Batista, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- Nível 2. Concluiu o doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela USP. É Pós doutora em Semiótica das Culturas pelo Institut Nationale des Langues Orientales INALCO - Paris; em Semântica Proxêmica pela Universitè Paris VIII - Saint Dennis e em Semiótica pela Universidade Federal da Bahia. Possui Mestrado e Especialização em Língua Portuguesa pela UFPB onde atua no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e no Programa de Pós graduação em Letras, ministrando as disciplinas: Língua Portuguesa (na graduação), História do Pensamento Semiótico, Sociossemiótica, Semiótica e Literatura Popular (na pós graduação). Coordena o Programa de Pesquisa em Literatura Popular - PPLP da UFPB. Era responsável pela editoração e organização da revista internacional Acta Semiotica et Lingvistica (UFPB). Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados nas áreas de Literatura Popular (romanceiro e cancioneiro), Sociossemiótica, Enunciação e Semiótica das Culturas. Atua na área de Linguística e Letras, com ênfase em Teorias e análises linguísticas e Literatura Popular. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens, sendo um deles pela Academia Brasileira de Letras (1988) pelo trabalho A tradição ibérica no romanceiro paraibano. Organizou 6 eventos científicos nacionais. É presidente da Sociedade Brasileira de Professores de Linguística-SBPL e coordenadora pedagógica do acordo de cooperação acadêmica, celebrado entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba.

Citas

Cités, n° 103, 2025

Publicado

2026-10-14

Cómo citar

RASTIER, François; KOKOSZKA, Valérie; BATISTA, Maria de Fátima B. de M. DAS REDES SOCIAIS A IA GERATIVA: ENTREVISTA ENTRE VALÉRIE KOKOSZKA E FRANÇOIS RASTIER. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 16–24, 2026. DOI: 10.20873/asel.v34i2.23625. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/23625. Acesso em: 18 oct. 2026.