Reaproveitamento dos resíduos laboratoriais como agregado na confecção de concreto estrutural
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v8n2.sengerPalavras-chave:
compressão, concreto reciclável, impactos ambientais, preservação, sustentabilidadeResumo
A construção civil apresenta-se como uma alternativa eficiente para absorver os resíduos gerados nos laboratórios vinculados à temática, por meio de sua utilização como agregado na obtenção de concreto reciclável, vislumbra-se a oportunidade de aproveitá-lo na confecção de novos produtos, além da contribuição econômica, ambiental, ampliação da quantidade de postos de trabalho, preservação ambiental, dentre outros, passando a ter um papel importante no tocante à economia e as práticas sociais. Por meio do uso desse material, procedeu-se ao dimensionamento de diferentes traços na composição do concreto, como forma de verificar suas características quanto à absorção e resistência à compressão, desenvolvidas por ensaios laboratoriais que permitiram obter resultados, que após tabulados e analisados, torna-se possível encontrar uma forma de minimizar os impactos ambientais, por meio do seu reaproveitamento como matéria-prima na confecção de subprodutos, objetivando sua aplicação nas próprias edificações ou no seu entorno. A metodologia abordada dá-se pela pesquisa ação pela experimentação por meio de análises laboratoriais. Com a utilização desses resíduos, objetiva-se reduzir o custo de fabricação de peças de concreto, proporcionando uma destinação sustentável aos materiais ora descartados. Os valores obtidos apresentam resultados favoráveis ao uso dos resíduos laboratoriais da construção civil na confecção de concretos estruturais, tanto em edificações quanto em pavimentações.
Referências
Angulo SC, John VM. Normalização dos agregados graúdos de resíduos de construção e demolição reciclados para con-cretos e a variabilidade. In: IX Encontro nacional de tecno-logia do ambiente construído. Foz do Iguaçu, 2002. Anais...
Butller AM. Concretos com agregados graúdos reciclados de concreto – Influência da idade de reciclagem nas proprieda-des dos agregados e concretos reciclados. Dissertação (Mes-trado) – Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Carlos, São Carlos. 2003.
John VM. Aproveitamento de resíduos sólidos como materiais de construção. In: Cassa JCS. et al. (Org). Reciclagem de entulho para a produção de materiais de construção: projeto entulho bom. Salvador: EDUFBA; Caixa Econômica Fede-ral, 2001.
Neville AM, Brooks JJ. Tecnologia do concreto. 2ª Ed. São Paulo 2013.
Pinto TP. (Coord.). Gestão ambiental de resíduos da constru-ção civil: A experiência do Sinduscon-SP. São Paulo: Sin-duscon, 2005. 48p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).