Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Estudos Anglo-Brasileiros / Journal of Anglo-Brazilian Studies é uma publicação semestral digital, com double-blind peer reviewing, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar resenhas e artigos inéditos sobre relações anglo-brasileiras em diversos períodos oriundos de várias áreas de saber, nomeadamente: estudos literários e culturais, história, filosofia, ciência, ciências políticas, sociologia, antropologia, tradução, linguística e economia, entre outras. O principal enfoque da revista são as relações anglo-brasileiras, nomeadamente as representações de regiões e países anglófonos nas expressões culturais e literatura brasileiras, as representações do Brasil nas literaturas e culturas de língua inglesa, bem como os vários tipos de intercâmbio entre o Brasil e países e regiões de língua inglesa desde o século XVI.

Os artigos, redigidos em inglês ou português, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), serão avaliados às cegas - double-blind peer reviewing.

 

Linha editorial

Representações de espaços anglófonos nas literaturas brasileira e de outros espaços pós-coloniais de língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Macau, Goa, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Representações do Brasil e de outros espaços pós-coloniais de língua portuguesa nas literaturas e em expressões culturais anglófonas.

Literaturas da diáspora.

História das relações anglo-brasileiras

Estudos de tradução em línguas inglesa e portuguesa.

Declaração de Direito Autoral

Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Revista adota o processo de avaliação em 3 fases. Na primeira fase, artigos serão analisados pela Comissão Editorial e pelos organizadores, que verificará se o artigo se adequa à temática proposta para o número, podendo a Comissão Editorial e os organizadores rejeitar o artigo nesta primeira fase.    Na segunda fase, os artigos aprovados na primeira fase e as resenhas serão submetidos à apreciação de dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, de acordo com a avaliação do tipo “duplo-cego”. Os autores não serão identificados nos artigos enviados para a avaliação, bem como os autores não terão acesso à identidade dos avaliadores. Havendo divergência entre os dois pareceristas, um terceiro parecerista avaliará o artigo. Os pareceristas serão selecionados conforme a área de atuação, produção acadêmica ou conhecimento em relação à temática do artigo. Caso necessário, ao final da segunda fase, a Comissão Editorial poderá decidir que o artigo seja submetido a uma segunda rodada de avaliação, a qual será feita por outros 2 avaliadores.   Na terceira fase, após a aprovação do artigo, a Comissão Editorial fará a avaliação quanto à estrutura textual, redacional e das normas da ABNT, podendo sugerir ao autor os ajustes redacionais e estruturais necessários à publicação.  

 

PERIODICIDADE

A Revista Estudos Anglo-Brasileiros é uma Publicação Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Estudos Anglo-Brasileiros não cobra taxas de acesso ou submissão de artigos.