A LEITURA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Ricardo Ferreira de Sousa Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

Entende-se que a leitura é um dos principais caminhos para que o sujeito adquira conhecimento, ela permite ampliar seu conhecimento de mundo e vivenciar diferentes formas de interação social. Desse modo, busca-se nessa pesquisa, apresentar uma revisão de literatura, com embasamento bibliográfico apoiado nos estudos investigativos de autores como FREIRE (1996), GERALDI (2006) e MENEGASSI e ANGELO (2010), de modo que apontamos as teorias da linguagem sobre o qual recai o ensino de leitura em sala de aula, bem como das concepções que envolvem esse processo. O intuito dessa investigação é propiciar uma discussão em relação ao processo e desenvolvimento da leitura na formação crítica do indivíduo, voltando especificamente para as práticas de leitura que circulam na esfera escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, bem como, atingir ao objetivo proposto, a análise dos dados será mediada à luz da Linguística Aplicada na Educação, observando os conflitos existentes entre a leitura que produzem e a que é esperada pela escola.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Professor da Secretaria de Educação (SEDUC-TO), em Palmas, estado do Tocantins, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

de Sousa, R. F. (2020). A LEITURA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE. Revista Interface (Porto Nacional), 18(18), 57–63. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/9338

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)