A LEITURA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE
Resumo
Entende-se que a leitura é um dos principais caminhos para que o sujeito adquira conhecimento, ela permite ampliar seu conhecimento de mundo e vivenciar diferentes formas de interação social. Desse modo, busca-se nessa pesquisa, apresentar uma revisão de literatura, com embasamento bibliográfico apoiado nos estudos investigativos de autores como FREIRE (1996), GERALDI (2006) e MENEGASSI e ANGELO (2010), de modo que apontamos as teorias da linguagem sobre o qual recai o ensino de leitura em sala de aula, bem como das concepções que envolvem esse processo. O intuito dessa investigação é propiciar uma discussão em relação ao processo e desenvolvimento da leitura na formação crítica do indivíduo, voltando especificamente para as práticas de leitura que circulam na esfera escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, bem como, atingir ao objetivo proposto, a análise dos dados será mediada à luz da Linguística Aplicada na Educação, observando os conflitos existentes entre a leitura que produzem e a que é esperada pela escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).