O IMPACTO DAS CONDIÇÕES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA EM PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL
Resumo
No Brasil, os estudos sobre os fatores que interferem no desempenho escolar se intensificaram quando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi criado, em 1995, o que foi de grande relevância acadêmica e de interesse para as políticas públicas educacionais. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil socioeconômico das famílias de alunos do Ensino Fundamental e Médio, identificando os fatores sociais que facilitam a reprovação e a evasão, com foco no histórico familiar dos alunos. O estudo foi realizado na Escola Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, do município de Porto Nacional-TO. O perfil socioeconômico das famílias foi avaliado com a aplicação de questionário semiestruturado, e as taxas de aprovação, reprovação e evasão foram obtidas através das notas dos alunos participantes da pesquisa, disponibilizadas pela secretaria da escola. Os resultados indicaram maior taxa de evasão no Ensino Médio e reprovação no Ensino Fundamental, o que pode estar relacionado à baixa renda per capita das famílias. Ainda, pais com educação restrita não conseguem orientar/acompanhar o processo de formação dos seus filhos. Desanimados pela falta de oportunidade/ajuda, dentro ou fora da família, a reprovação pode se tornar frequente e a opção mais fácil é a desistência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).