O IMPACTO DAS CONDIÇÕES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA EM PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/interface.v18i18.8311Resumo
No Brasil, os estudos sobre os fatores que interferem no desempenho escolar se intensificaram quando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi criado, em 1995, o que foi de grande relevância acadêmica e de interesse para as políticas públicas educacionais. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil socioeconômico das famílias de alunos do Ensino Fundamental e Médio, identificando os fatores sociais que facilitam a reprovação e a evasão, com foco no histórico familiar dos alunos. O estudo foi realizado na Escola Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, do município de Porto Nacional-TO. O perfil socioeconômico das famílias foi avaliado com a aplicação de questionário semiestruturado, e as taxas de aprovação, reprovação e evasão foram obtidas através das notas dos alunos participantes da pesquisa, disponibilizadas pela secretaria da escola. Os resultados indicaram maior taxa de evasão no Ensino Médio e reprovação no Ensino Fundamental, o que pode estar relacionado à baixa renda per capita das famílias. Ainda, pais com educação restrita não conseguem orientar/acompanhar o processo de formação dos seus filhos. Desanimados pela falta de oportunidade/ajuda, dentro ou fora da família, a reprovação pode se tornar frequente e a opção mais fácil é a desistência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).