Reflexões sobre a educação ambiental na formação de professores.

Autores

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira
  • Eduardo José Cezari

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Geografia, Ensino de Ciências.

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos de graduação dos cursos de Geografia e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional e Palmas. O objetivo central da pesquisa foi identificar a representação dos alunos quanto aos elementos presentes no ambiente e a representação dos mesmos sobre o meio ambiente ideal e a relação homem e ambiente. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013 a partir de estudos sobre representações sociais e educação ambiental. A metodologia utilizada nas oficinas de representação foi adaptada da proposta de Ferreira e Guarim Neto (2009), que coadunaram com os estudos de representação social de Jodelet (2001) e Moscovici (2007). O desenvolvimento da atividade foi imperativo para compreender o processo de formação dos alunos quanto aos conceitos e as possíveis contribuições dos mesmos na sala de aula. Por reconhecer a importância do papel que a escola exerce na renovação da prática educativa, o debate caminha pela reflexão sobre as funções da escola e da universidade na atualidade.

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Como Citar

Pereira, C. M. R. B., & Cezari, E. J. (2014). Reflexões sobre a educação ambiental na formação de professores. Revista Interface (Porto Nacional), (07). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/697

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