Reflexões sobre a educação ambiental na formação de professores.
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Geografia, Ensino de Ciências.Resumo
O presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos de graduação dos cursos de Geografia e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional e Palmas. O objetivo central da pesquisa foi identificar a representação dos alunos quanto aos elementos presentes no ambiente e a representação dos mesmos sobre o meio ambiente ideal e a relação homem e ambiente. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013 a partir de estudos sobre representações sociais e educação ambiental. A metodologia utilizada nas oficinas de representação foi adaptada da proposta de Ferreira e Guarim Neto (2009), que coadunaram com os estudos de representação social de Jodelet (2001) e Moscovici (2007). O desenvolvimento da atividade foi imperativo para compreender o processo de formação dos alunos quanto aos conceitos e as possíveis contribuições dos mesmos na sala de aula. Por reconhecer a importância do papel que a escola exerce na renovação da prática educativa, o debate caminha pela reflexão sobre as funções da escola e da universidade na atualidade.Downloads
Como Citar
Pereira, C. M. R. B., & Cezari, E. J. (2014). Reflexões sobre a educação ambiental na formação de professores. Revista Interface (Porto Nacional), (07). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/697
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).