POLÍTICAS PÚBLICAS, TRANSPORTE E RECOLHIMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT

  • Wanderson Moura de Castro Freitas FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
  • Cristopher Antonio Martins de Moura Universidade Federal de Mato Grosso
  • Greyce Bernardes de Mello Rezende Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raul Tadeu Lobato Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A gestão de resíduos sólidos, as características desses resíduos e as paisagens urbanas sofrem influências do processo de globalização e da poluição que acompanha esse processo, sendo um fato a ser estudando num contexto socioambiental. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo obter informações relacionadas aos aspectos legais e políticas públicas que relacionam recomendações e obrigatoriedades referentes aos resíduos da construção civil no município de Barra do Garças-MT, principalmente sobre o acondicionamento em caçambas coletoras e contêineres. Verificou-se que algumas das empresas prestadoras de serviços de coleta não atende perfeitamente os requisitos de adequada sinalização e identificação de dados da empresa, como é exigido pelo Código de Posturas municipal. Observou-se grande variedade de resíduos dispostos na mesma caçamba, em alguns casos abarrotamento de resíduos e presença de embalagens vazias e outros objetos que podem acumular água. Observou-se que o posicionamento das caçambas nas vias pode ocasionar um efeito modificador no fluxo do trânsito intra-municipal. Conclui-se que apesar do município possuir regulamentações através do Código de Posturas (Lei nº 127 /2010) e da Lei de Saneamento (Lei nº 183/2016), políticas públicas e fiscalização mais efetiva são necessárias para uma melhor gestão dos resíduos de construção civil em Barra do Garças.

Biografia do Autor

Greyce Bernardes de Mello Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso

Arquiteta e urbanista. Doutora em Recursos Naturais. Profa. Adjunto II do curso de Engenharia Civil UFMT-Barra do Garças

Raul Tadeu Lobato Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Auxiliar II da Universidade Federal de Mato Grosso campus Universitário do Araguaia, curso de Engenharia Civil; Graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrando em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Publicado
2019-02-11