COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE CLÍNQUERES PRODUZIDOS COM RESÍDUOS DE TELHA CERÂMICA VERMELHA DE FONTES DISTINTAS EM SUBSTITUIÇÃO À ARGILA NATURAL COMO PROPOSTA DE COPROCESSAMENTO
Resumo
O crescimento da população mundial e os padrões de consumo atuais demonstram a necessidade do desenvolvimento de soluções ambientalmente seguras e ao mesmo tempo eficazes para destinação dos resíduos que são gerados nas atividades humanas. O coprocessamento feito na indústria cimenteira, em suas diferentes modalidades, tem se mostrado positivo como uma alternativa de gerenciamento de grande variedade de resíduos. Dentro desse conceito, o presente trabalho teve como objetivo analisar a composição em óxidos de clínqueres produzidos pelo coprocessamento de resíduos de cerâmica vermelha (RCV) em substituição a argila utilizada na fabricação do cimento Portland. Tal procedimento apresenta-se como uma alternativa para coprocessamento de resíduos da construção civil, visando a redução do impacto ambiental através da substituição total ou parcial de uma matéria-prima extraída da natureza (a argila) por material obtido pelo beneficiamento de resíduos de cerâmica vermelha obtidos em canteiros de obras. Para essa pesquisa foi utilizado RCV de três fontes distintas para produzir três clínqueres diferentes que foram caracterizados por fluorescência de raios-X. Os resultados mostraram quantidades predominantes dos mesmos óxidos que compõe os clínqueres utilizados para fabricação de cimentos industrializados, como a sílica, a alumina, o óxido de ferro e o óxido de cálcio. Entretanto, pela análise do módulo de sílica, módulo de alumina e fator de saturação de cal, como parâmetros controle de qualidade, conclui-se que os clínqueres produzidos não situaram-se nas faixas ideias de valores esperados para os módulos calculados, apresentando, em alguns casos, valores próximos aos limites, indicando portanto, necessidade de alteração na dosagem experimental. Todavia, a obtenção clínquer produzido com a partir da substituição da argila convencional pelo resíduo indica possibilidade de desenvolvimento de uma proposta de coprocessamento que vise incorporação de resíduos de cerâmica novamente à cadeia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).