Análise de políticas públicas e a expansão do agronegócio
o caso do Programa de Desenvolvimento do Oeste do Tocantins -PRODOESTE
Resumo
O presente artigo discorre sobre um projeto de expansão agrícola criado pelo governo do Estado do Tocantins denominado PRODOESTE – Programa de Desenvolvimento do Oeste do Tocantins. Nesse sentido enfoca-se a formação da agenda de política agrícola e a inserção do Estado do Tocantins nesse quadrante político. Destaque para o caráter subdesenvolvido do capitalismo agrário brasileiro e sua relação de dependência para com os grandes centros econômicos e financeiros mundiais. Numa respectiva regional aborda-se o desenvolvimento da agricultura no cerrado e o avanço da fronteira agrícola no Estado do Tocantins. Argumenta-se que o crescimento econômico do setor agrícola sem reformas estruturais é insuficiente para superar a relação de dependência regional a que o Tocantins está submetido e internacional no que tange à agenda exportadora do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).