Censo florestal de uma ilha fluvial no reservatório Luís Eduardo Magalhães, Porto Nacional – Tocantins
Resumo
Este estudo foi realizado em uma ilha fluvial localizada no município de Porto Nacional, Tocantins. O local fica próximo à área urbana, e foi formado após o barramento do rio Tocantins. O objetivo do trabalho foi descrever a composição florística e a estrutura da vegetação arbórea da ilha, visando ampliar o conhecimento sobre a vegetação do estado além de contribuir com a conservação da área. Foram incluídos na amostragem todos os indivíduos com circunferência maior ou igual a 10cm, obtidos a 30cm do solo, no qual foram amostrados 439 indivíduos, distribuídos em 29 espécies e 17 famílias respectivamente. A família com maior representatividade de espécies foi Fabaceae (oito), seguida de Arecaceae (quatro), Annonaceae e Dilleniaceae (duas). O índice de Shannon (H'= 2,64) mostrou uma diversidade não muito elevada no local amostrado, a área basal total foi de 307,73m2/ha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).