Perspectivas da avaliação de riscos ambientais em bacias hidrográficas
Palavras-chave:
Bacia Hidrográfica, Riscos Ambientais, Qualidade das Águas.Resumo
O crescente uso dos recursos naturais, sem planejamento adequado pode provocar impactos ao meio natural e à qualidade de vida da sociedade, necessitando assim de estudos para a compreensão desses processos e a adoção de medidas mitigadoras para minimizá-los. Por essa razão, as diversas formas de uso, ocupação e manejo do solo, aliada a fragilidade do ambiente natural, sem seu conhecimento prévio, podem gerar inúmeros riscos ambientais, sendo estes, na presente proposta, à probabilidade do comprometimento da qualidade das águas superficiais em função do uso e ocupação do solo. Neste contexto, diversos trabalhos propõem a utilização da bacia hidrográfica, considerando a diversidade de elementos que podem ser analisados e integrados, bem como, a crescente preocupação com a qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas. Dessa forma o presente artigo tem como objetivo caracterizar algumas definições de risco e a abrangência de suas aplicações, bem como, enfocar as análises em relação aos riscos ambientais à qualidade das águas superficiais em bacias hidrográficas.Downloads
Publicado
2013-06-19
Como Citar
Martins de Carvalho, E., & Leite, E. F. (2013). Perspectivas da avaliação de riscos ambientais em bacias hidrográficas. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/499
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).