Percepção da qualidade ambiental urbana dos moradores do Bairro Jardim das Oliveiras em Luís Eduardo Magalhães - BA
Palavras-chave:
Meio Ambiente e Desenvolvimento, Qualidade Ambiental, Percepção AmbientalResumo
A qualidade ambiental é, em parte, o resultado da ação do homem sobre o ambiente, em função de aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Na condição de objeto da percepção humana, a qualidade ambiental tem sua determinação vinculada também a elementos subjetivos, o que denota a utilização de abordagens qualitativas em seu estudo. Com base nessa premissa, este trabalho visou abordar a questão da qualidade ambiental urbana no bairro Jardim das Oliveiras, situado na cidade baiana de Luís Eduardo Magalhães, a partir de referenciais subjetivos, por meio do estudo da percepção ambiental realizada com moradores. Os resultados indicaram, dentre outros aspectos, que o problema ambiental mais percebido e que mais incomoda os sujeitos é o lixo depositado nas ruas e em terrenos baldios, problema atribuído, em sua maioria, aos próprios moradores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).