Pesca e Pescadores no Rio Taquari
Palavras-chave:
Pesca, Pescadores, Pesca artesanal, Meio ambiente, Rio TaquariResumo
A proposta desta pesquisa vem no âmbito de analisar a atividade pesqueira ao longo do rio Taquari, trecho que banha os municípios de Arroio do Meio, Roca Sales e Encantado no estado do Rio Grande do Sul, as práticas complementares exercidas por esses profissionais da pesca e identificar as questões ambientais atinentes à pesca. Cabe ressaltar que nas águas interiores do Vale do Taquari ocorre a busca pelo objeto de trabalho dos pescadores artesanais. Neste processo de busca ocorre à apropriação da natureza pelo homem através do trabalho, este último, aliado ao conhecimento consiste no meio de sobrevivência dos pescadores artesanais profissionais de pequena escala. Esse estudo investigou a atividade pesqueira, os pescadores, seus processos e materiais de pesca, o comércio e os períodos de pesca, assim como as estratégias de reprodução e inserção destes pescadores no mercado de trabalho. Para isso foram executados trabalhos de campo, questionários, coleta de dados econômicos e sociais nas áreas em que esta atividade se mostra presente. Apesar de não consistir a principal atividade econômica dos municípios pesquisados, a atividade pesqueira está presente de forma intercalada nas cidades e nas áreas ribeirinhas, contribuindo com a geração de emprego, renda e alimento para uma importante parcela da população.Downloads
Publicado
2013-06-19
Como Citar
Borges, C. M. C., & Cardoso, E. S. (2013). Pesca e Pescadores no Rio Taquari. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/483
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).