Gestão Ambiental e Cidade: quando o discurso e a prática não dialogam

Autores

  • Annyelle Figueredo Teles UFT
  • Fernando Carneiro de Oliveira UFT
  • Thâmara Danielle Filgueiras Santos UFT
  • Rodrigo Almeida de Sá UFT
  • Alberto Akama UFT
  • Fernando de Morais UFT

Palavras-chave:

Meio Ambiente e Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o conflito entre a gestão da APA Lago de Palmas e o macrozoneamento urbano do distrito de Luzimangues. Dessa forma, foi realizado levantamento bibliográfico dos conceitos envolvidos nas relações entre o processo de urbanização e meio ambiente, coletadas informações da situação atual do distrito e de fatores que influenciaram sua urbanização, além de pesquisa dos licenciamentos ambientais e estudos de impactos ambientais dos empreendimentos imobiliários no distrito. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com o gerente e presidente do Conselho Gestor da APA e com o arquiteto e urbanista responsável pelo macrozoneamento e reordenamento urbano de Luzimangues. O atual processo de urbanização do distrito levanta o questionamento acerca da sua localização em um dos tipos mais comuns de UC no Brasil, ou seja, em uma APA. Com o desenvolvimento urbano do distrito, surgem diversos loteamentos, resultando no macrozoneamento e reordenamento urbano do mesmo pela Prefeitura de Porto Nacional. Contudo, a APA Lago de Palmas, criada em 1999, não possui plano de manejo que oriente o ordenamento da mesma. Consequentemente, essa APA tem sofrido alterações significantes do ponto de vista ambiental, pois o uso sustentável do solo dessa UC passa por uma exploração especulativa para loteamentos residenciais.

Biografia do Autor

Annyelle Figueredo Teles, UFT

Bióloga, mestranda do curso de pós-graduação em Ciências do Ambiente (Ciamb) da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas (bolsista CNPq).

Fernando Carneiro de Oliveira, UFT

Advogado, mestrando do curso de pós-graduação em Ciências do Ambiente (Ciamb) da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas.

Thâmara Danielle Filgueiras Santos, UFT

Jornalista, mestranda do curso de pós-graduação em Ciências do Ambiente (Ciamb) da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas.

Rodrigo Almeida de Sá, UFT

Veterinário, mestrando do curso de pós-graduação em Ciências do Ambiente (Ciamb) da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas.

Alberto Akama, UFT

Professor Dr. do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Porto Nacional.

Fernando de Morais, UFT

Professor Dr. do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Porto Nacional.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Teles, A. F., Oliveira, F. C. de, Santos, T. D. F., Sá, R. A. de, Akama, A., & Morais, F. de. (2013). Gestão Ambiental e Cidade: quando o discurso e a prática não dialogam. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/481