Gestão Ambiental e Cidade: quando o discurso e a prática não dialogam
Palavras-chave:
Meio Ambiente e DesenvolvimentoResumo
Este trabalho objetiva discutir o conflito entre a gestão da APA Lago de Palmas e o macrozoneamento urbano do distrito de Luzimangues. Dessa forma, foi realizado levantamento bibliográfico dos conceitos envolvidos nas relações entre o processo de urbanização e meio ambiente, coletadas informações da situação atual do distrito e de fatores que influenciaram sua urbanização, além de pesquisa dos licenciamentos ambientais e estudos de impactos ambientais dos empreendimentos imobiliários no distrito. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com o gerente e presidente do Conselho Gestor da APA e com o arquiteto e urbanista responsável pelo macrozoneamento e reordenamento urbano de Luzimangues. O atual processo de urbanização do distrito levanta o questionamento acerca da sua localização em um dos tipos mais comuns de UC no Brasil, ou seja, em uma APA. Com o desenvolvimento urbano do distrito, surgem diversos loteamentos, resultando no macrozoneamento e reordenamento urbano do mesmo pela Prefeitura de Porto Nacional. Contudo, a APA Lago de Palmas, criada em 1999, não possui plano de manejo que oriente o ordenamento da mesma. Consequentemente, essa APA tem sofrido alterações significantes do ponto de vista ambiental, pois o uso sustentável do solo dessa UC passa por uma exploração especulativa para loteamentos residenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).