Sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva: questões para a formação de professoras/es

Autores

  • Jeane Félix UFPB

Resumo

O reconhecimento legal dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos é relativamente recente, e em vários lugares do mundo, ainda há muito que ser feito em termos de políticas públicas e mudanças culturais para garantir que mulheres e homens exerçam plenamente seus direitos sexuais e seus direitos reprodutivos. Este é também o caso do Brasil. Embora sejamos signatários de diversos acordos internacionais que legitimam e garantem tais direitos, na vida cotidiana de muitos/as de nós, há ainda muito a ser feito no tocante à garantia do exercício desses direitos. Nessa direção, este texto foi produzido com intuito de refletir no âmbito da sexualidade, da saúde sexual e da saúde reprodutiva em articulação com a formação de professores/as, bem como alguns dos efeitos desses temas e debates no e para o campo da educação. Trata-se, pois, de um ensaio reflexivo com propósito de introduzir o/a leitor/a em alguns aspectos sobre saúde sexual e saúde reprodutiva cujo tensionamento considero relevante para pensar os processos de formação de professores e professoras.

Biografia do Autor

Jeane Félix, UFPB

Doutora em Educação pela UFRGS. Pedagoga e Mestre em Educação pela UFPB. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Félix, J. (2017). Sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva: questões para a formação de professoras/es. Revista Interface (Porto Nacional), (13), 6–20. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4410