Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO
Palavras-chave:
Comunidade Quilombola. TDIC. Sujeitos sociaisResumo
Este estudo é um ensaio sobre a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC em uma Comunidade Quilombola, tendo como objetivo evidenciar como está se dando a utilização das TDIC pelos sujeitos sociais da comunidade. A Comunidade Lagoa da Pedra constitui-se de um grupo remanescente de Quilombos, cujo reconhecimento se deu no dia 25 de agosto de 2004. Como metodologia foi realizado um levantamento teórico sobre os conceitos que permitem caracterizar a identidade sociocultural de uma comunidade quilombola e os que tratam das tecnologias digitais de informação e comunicação. Também foi feito o levantamento e categorização dos acessos dos moradores da comunidade. Observa-se que as TDIC fazem parte do cotidiano da sociedade contemporânea e a Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra insere-se neste contexto e nos instiga a compreender como se dá o processo de utilização das tecnologias nesta comunidade.Downloads
Como Citar
Jesus, V. G. dos S. de, Jesus, A. de, & Silva, H. F. da. (2012). Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO. Revista Interface (Porto Nacional), (04). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/358
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).