O regime pluviométrico do estado do Tocantins, Brasil:
variações espaciais
Resumo
O presente estudo trata do regime das chuvas no estado do Tocantins, na Região Norte do Brasil, tomando como recorte temporal o período de 1986 a 2005. O conhecimento do comportamento de elementos climáticos, como a precipitação, é fundamental para as atividades humanas e para o ordenamento do território, tais como agricultura, abastecimento urbano e empreendimentos hidroenergéticos. Foram selecionadas 16 estações pluviométricas da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), distribuídos ao longo do estado do Tocantins, cujos dados foram analisados na forma de pluviogramas. Os resultados revelam que o período chuvoso se estende de Outubro a Abril, tendo como meses mais chuvosos dezembro, janeiro e março. O período mais seco vai de Maio a Setembro, sendo junho, julho e agosto os meses com menor quantidade de chuvas, desse trimestre, agosto é o mês com menor contribuição para as chuvas anuais no período analisado (1986-2005).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).