Carta geomorfológica de detalhe da sub-bacia hidrográfica do Riacho Tabuleiro, Macaíba/RN: a primeira feição
Palavras-chave:
Geomorfologia, Taxonomia, Riacho do Tabuleiro, CIA/RNResumo
O rio Pitimbu é apontado como importante manancial de água doce superficial para a Grande Natal. Essa bacia permeia os municípios de Macaíba, Natal e Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte. A área da pesquisa constitui uma sub-bacia hidrográfica da bacia hidrográfica do rio Pitimbu, a qual encontra-se inserida no município de Macaíba. Possui aproximadamente 3 km de extensão, cuja bacia hidrográfica contempla uma área de aproximadamente 8,4 Km2. Por ausência de nomenclatura oficial foi denominado de Riacho do Tabuleiro. Objetiva evidenciar o que (é)ra o relevo da sub-bacia do Riacho do Tabuleiro, em cujo ambiente está sendo implementado pelo Estado o Centro Industrial Avançado do RN (CIA/RN). Elaborou-se Cartas de Declividade e Geomorfológica do Riacho do Tabuleiro, utilizando-se da proposta taxonômica de Ross (1992, 1995). Elegendo-se nesse estudo, o 5º táxon que evidencia a morfologia e morfometria. Aliaram-se, a esta pesquisa, técnicas de geoprocessamento.Downloads
Como Citar
Santos, A. C. V. dos, & Silva, S. M. P. da. (2012). Carta geomorfológica de detalhe da sub-bacia hidrográfica do Riacho Tabuleiro, Macaíba/RN: a primeira feição. Revista Interface (Porto Nacional), (01). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/321
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).