A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ESCOLA QUINTILIANO JARDIM.

Autores

  • Letícia Esteves Gonçalves UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO https://orcid.org/0000-0003-1203-8893

DOI:

https://doi.org/10.20873/n3020253

Resumo

O presente trabalho tem como intuito relatar a experiência de trabalhar com mapas táteis em uma escola pública do município de Uberaba – MG. A referida experiência ocorreu pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A pesquisa foi conduzida em aulas desenvolvidas para uma aluna dificiente visual do 9° ano do Ensino Fundamental, nesse sentido acreditamos ser importante introduzir a Cartografia Tátil nas escolas como uma ferramenta educacional para estudantes. Esses contribuem para o aprendizado da pessoa com deficiência visual, visando promover acessibilidade e melhorar a compreensão da educação geográfica. São três os questionamentos que direcionam a construção deste texto, sendo eles i) a importância de introduzir a cartografia tátil nas escolas; II) o impacto do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no decorrer da formação do estudante e III) como produzir materiais táteis? Desse modo, na busca pela resposta a esses questionamentos realizou-se o projeto de incluir a cartografia tátil dentro de uma escola estadual do município de Uberaba-MG por uma estudante de licenciatura em Geografia pelo projeto do PIBID.

Biografia do Autor

Letícia Esteves Gonçalves, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Professora da rede municipal de Uberaba-MG, licenciada em Geografia UFTM.

Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Doutor em Geografia Humana USP. Professor de Geografia com pesquisas na área de Ensino, Metodologia de Ensino, África e africanidades. Possui experiência no ensino  médio, fundamental e superior.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Como Citar

Gonçalves, L. E., & Ferracini, R. (2026). A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ESCOLA QUINTILIANO JARDIM. Revista Interface (Porto Nacional), 30(30), 23–34. https://doi.org/10.20873/n3020253