O NOVO ENSINO MÉDIO E O ESTADO DO PARÁ UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE INDICADORES EDUCACIONAIS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n2920252Resumo
O Estado do Pará possui dados educacionais alarmantes, principalmente no que se refere ao ano de 2019, uma das grandes questões é o alto nível de pobreza e a falta de infraestrutura das escolas. Podemos destacar que estes indicadores são o reflexo da desigualdade socioeducacional e como ela reflete no aprendizado dos alunos. Este é um trabalho de cotejamento bibliográfico utilizando dados dos principais indicadores educacionais, a partir do QEdu e INEP, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma análise de dados revela um cenário preocupante no Pará, com índices baixos de aprendizado e altas taxas de atraso de idade-série, que indicam que muitos estudantes estão com atraso escolar significativo. Temos como objetivo expor os principais indicadores educacionais no estado do Pará no ano de 2019 a 2021, entendendo a sua importância em um cenário de desigualdade expondo as principais fragilidades do sistema educacional no estado do Pará e as consequências das políticas educacionais neoliberais, evidenciando a necessidade urgente de mudanças estruturais para garantir uma educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).