POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA COMO INSTRUMENTO INDUTOR DA EXPANSÃO URBANA: CONTRADIÇÕES DO TRANSPORTE PÚBLICO EM PALMAS – TO
Resumo
Este artigo obejtivou examinar a relação entre a expansão urbana e o aumento das linhas de ônibus entre os anos de 2012 e 2020. Para este propósito, os dados foram espacializados com auxílio de ferramentas SIG. Em seguida realizou-se o processamento de imagens para identificação de áreas de expansão, através da digitalização das diferenças temporais e da identificação dessas áreas partindo dos dados levantados. A seguir, foi gerado um banco de dados geográficos referentes às linhas e as áreas urbanas, e estabelecidos relacionamentos destas informações. Com a área de expansão delimitada e o banco de dados alimentado, foi possível realizar inferências espaciais e produzir mapas temáticos de relações entre os índices de ocupações e o atendimento ou não do serviço de transporte público coletivo urbano e então se gerou o mapa síntese de associações espaciais que definiu os tipos situações encontradas. Assim, Palmas-TO apresentou carência de planejamento urbano no que se refere a mobilidade urbana, o que acarretou ao não acompanhamento adequado dos serviços de transporte público coletivo por ônibus em relação à expansão da cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).