UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO TOCANTINS: UMA ANÁLISE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÕES DE INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS AGRÍCOLAS (VERSÕES EM PORTUGUÊS E INGLÊS)
Resumo
RESUMO: A utilização de agrotóxicos na agricultura brasileira ocorre após a segunda guerra mundial, quando os mesmos passaram a ser empregados como método de controle de pragas, doenças e espécies de plantas indesejáveis capazes de provocar danos ao processo produtivo agrícola. O seu uso inadequado pode causar intoxicações humanas. Essa pesquisa busca analisar os casos de notificações de intoxicações por agrotóxicos agrícolas junto aos órgãos de saúde do estado do Tocantins. Para tanto foram utilizados dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), vinculado ao Ministério de Saúde. Analisou-se o período de 2007 a 2021, com referências bianuais. De 2007 a 2021 ocorreu um aumento significativo dos casos de notificações por intoxicação por agrotóxicos, predominando em pessoas do sexo masculino em com o ensino fundamental incompleto.
Palavras-chaves: Agrotóxicos, Notificação, Intoxicação, Tocantins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).