UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO TOCANTINS: UMA ANÁLISE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÕES DE INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS AGRÍCOLAS (VERSÕES EM PORTUGUÊS E INGLÊS)

Autores

  • Atamis Antonio Foschiera Universidade Federal do Tocantins
  • Acácio Rodrigues Furtado Neto Universidade Federal do Tocantins

Resumo

RESUMO: A utilização de agrotóxicos na agricultura brasileira ocorre após a segunda guerra mundial, quando os mesmos passaram a ser empregados como método de controle de pragas, doenças e espécies de plantas indesejáveis capazes de provocar danos ao processo produtivo agrícola. O seu uso inadequado pode causar intoxicações humanas. Essa pesquisa busca analisar os casos de notificações de intoxicações por agrotóxicos agrícolas junto aos órgãos de saúde do estado do Tocantins. Para tanto foram utilizados dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), vinculado ao Ministério de Saúde. Analisou-se o período de 2007 a 2021, com referências bianuais. De 2007 a 2021 ocorreu um aumento significativo dos casos de notificações por intoxicação por agrotóxicos, predominando em pessoas do sexo masculino em com o ensino fundamental incompleto.

Palavras-chaves: Agrotóxicos, Notificação, Intoxicação, Tocantins.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Foschiera, A. A., & Furtado Neto, A. R. (2024). UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO TOCANTINS: UMA ANÁLISE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÕES DE INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS AGRÍCOLAS (VERSÕES EM PORTUGUÊS E INGLÊS). Revista Interface (Porto Nacional), 25(25), 19–49. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/16478