EXTRATO ETANÓLICO DA PRÓPOLIS COMO INIBIDOR DO CRESCIMENTO MICELIAL DE FUNGOS FILAMENTOSOS
Resumo
A própolis é um produto natural resultante de substâncias gomosas, resinosas e balsâmicas obtidas pelas abelhas a partir de flores e exsudados de plantas, onde são acrescidos cera, pólen e outros. Sua ampla composição química faz com que seja um produto diferenciado e utilizado nas áreas da indústria farmacêutica, alimentícia e medicinal. Com isso, a própolis possui efetividade na inibição e controle do crescimento de microrganismos, alcançando assim, resultados satisfatórios, sem gerar danos secundários ao ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antifúngica do extrato de própolis sobre fungos filamentosos Fusarium solani e Trichoderma spp.1, através da metodologia de inoculação utilizando as seguintes soluções: sem diluição (100%), 80%, 75%, 70%, 65%, 60%, 55%, 50%, 40%, 30%, 20% e 10%. Como resultado, foi observada efetividade na inibição de crescimento pelo extrato da própolis nas soluções sem diluição (100% de extrato) para o Trichoderma spp1 e sem diluição (100% de extrato) e 80% para o Fusarium solani. Os resultados obtidos foram promissores, evidenciando que o extrato etanólico da própolis apresenta ação antifúngica em diluições específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).