Expansão da malha rodoviária e antropização na área de influência direta das rodovias pavimentadas no Estado do Tocantins entre 1990 a 2007

Autores

  • Rodrigo Sabino Teixeira Borges UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Augusto Barros de Sousa UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Eduardo Quirino Pereira UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Rodovias, Antropização, Geoprocessamento, Estado do Tocantins

Resumo

Este artigo discorre sobre o processo de antropização diretamente vinculado a expansão da infraestrutura rodoviária pavimentada no Tocantins, a partir da sistematização de dados vetoriais da malha rodoviária e da sua integração e análise com componentes ambientais e de uso da terra para o período 1990/2000/2007. Delimitou-se uma faixa de 20 km ao longo das estradas pavimentadas como zona de influência direta, a partir do qual foi quantificado o nível de antropização em períodos anteriores e posteriores à pavimentação dos principais eixos viários do Tocantins. Com base em consultas a documentos oficiais e acadêmicos, houve uma contextualização da expansão da infraestrutura rodoviária no território, tendo como marco temporal a criação do Estado.

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Como Citar

Borges, R. S. T., Sousa, P. A. B. de, & Pereira, E. Q. (2015). Expansão da malha rodoviária e antropização na área de influência direta das rodovias pavimentadas no Estado do Tocantins entre 1990 a 2007. Revista Interface (Porto Nacional), (08). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1569