Representações sociais de lugar na rede municipal de ensino de Palmas, Tocantins
Palavras-chave:
Representação social. Lugar. Representação social de lugar.Resumo
Este artigo apresenta o resultado parcial da pesquisa realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Palmas (TO) para identificar sua representação social de lugar. Dá suporte metodológico a este trabalho a teoria das representações sociais proposta por Moscovici, a teoria complementar do núcleo central elaborada por Abric, que é uma abordagem estrutural em representações sociais. Para Abric (2001a), importa não somente o conteúdo de uma representação social, mas e, sobretudo, sua organização interna que é orientada por dois sistemas complementares: o sistema central e o sistema periférico. Obteve-se, como evocações centrais, para o significado de lugar os termos: casa, local, paisagem, espaço, moradia e ambiente, excetuando os conceitos paisagem e espaço, as demais evocações apontam, para a concepção de lugar em conformidade com Callai (2005a, 2005b), Carlos (2007, 1994), Santos (2004, 2006) e Tuan (1983), como o espaço de maior proximidade e identidade com o sujeito, historicamente por ele construído, como pausa no espaço dotada de afetividade e familiaridade. Os livros didáticos adotados conceituam lugar como o espaço do cotidiano, aquele mais próximo do dia-a-dia do sujeito direta ou indiretamente por meio das diversas mídias e pelas relações de produção e consumo.Downloads
Como Citar
Carmo, D. F. do, & Aires, B. F. daCosta. (2015). Representações sociais de lugar na rede municipal de ensino de Palmas, Tocantins. Revista Interface (Porto Nacional), (08). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1566
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).