Representações sociais de lugar na rede municipal de ensino de Palmas, Tocantins

Autores

  • Débora Freitas do Carmo UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Berenice Feitosa daCosta Aires UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Representação social. Lugar. Representação social de lugar.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado parcial da pesquisa realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Palmas (TO) para identificar sua representação social de lugar. Dá suporte metodológico a este trabalho a teoria das representações sociais proposta por Moscovici, a teoria complementar do núcleo central elaborada por Abric, que é uma abordagem estrutural em representações sociais. Para Abric (2001a), importa não somente o conteúdo de uma representação social, mas e, sobretudo, sua organização interna que é orientada por dois sistemas complementares: o sistema central e o sistema periférico. Obteve-se, como evocações centrais, para o significado de lugar os termos: casa, local, paisagem, espaço, moradia e ambiente, excetuando os conceitos paisagem e espaço, as demais evocações apontam, para a concepção de lugar em conformidade com Callai (2005a, 2005b), Carlos (2007, 1994), Santos (2004, 2006) e Tuan (1983), como o espaço de maior proximidade e identidade com o sujeito, historicamente por ele construído, como pausa no espaço dotada de afetividade e familiaridade. Os livros didáticos adotados conceituam lugar como o espaço do cotidiano, aquele mais próximo do dia-a-dia do sujeito direta ou indiretamente por meio das diversas mídias e pelas relações de produção e consumo.    

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Como Citar

Carmo, D. F. do, & Aires, B. F. daCosta. (2015). Representações sociais de lugar na rede municipal de ensino de Palmas, Tocantins. Revista Interface (Porto Nacional), (08). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1566