O uso dos computadores portáteis no contexto do PROUCA Tocantins: com a palavra os professores
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Geografia, Formação, Entendimento Docente.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa exploratória no âmbito da formação docente no Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, na rede pública municipal de Gurupi, Tocantins. O objetivo foi avaliar as contribuições do uso do laptop educacional para a melhoria das aulas, sob o ponto de vista docente. Os dados foram coletados por meio de observação participante da referida formação, grupo focal e debate com três (3) docentes em formação. Como principais resultados destacam-se a concepção de que os laptops trouxeram evolução para a educação e seus recursos podem ajudar a melhorar as aulas, especialmente por envolver o aluno. As principais dificuldades para a integração dos laptops do PROUCA, destacadas foram: a lentidão da internet e uma aparente insegurança para fazer as intervenções adequadas à aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o entendimento dos docentes sobre como se estrutura a relação entre tecnologia e Geografia, pode ser decisivo para o sucesso da integração das tecnologias às metodologias de ensino nesta, assim como nas demais disciplinas. Para que este entendimento se efetive é preciso superar o uso ingênuo das tecnologias; conhecer as novas formas de aprender, ensinar, produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas pelos diferentes recursos tecnológicos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).