O uso dos computadores portáteis no contexto do PROUCA Tocantins: com a palavra os professores

Autores

  • Cleide Maria Marques Morais UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Lina M. Gonçalves

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Geografia, Formação, Entendimento Docente.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa exploratória no âmbito da formação docente no Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, na rede pública municipal de Gurupi, Tocantins. O objetivo foi avaliar as contribuições do uso do laptop educacional para a melhoria das aulas, sob o ponto de vista docente. Os dados foram coletados por meio de observação participante da referida formação, grupo focal e debate com três (3) docentes em formação.  Como principais resultados destacam-se a concepção de que os laptops trouxeram evolução para a educação e seus recursos podem ajudar a melhorar as aulas, especialmente por envolver o aluno. As principais dificuldades para a integração dos laptops do PROUCA, destacadas foram: a lentidão da internet e uma aparente insegurança para fazer as intervenções adequadas à aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o entendimento dos docentes sobre como se estrutura a relação entre tecnologia e Geografia, pode ser decisivo para o sucesso da integração das tecnologias às metodologias de ensino nesta, assim como nas demais disciplinas. Para que este entendimento se efetive é preciso superar o uso ingênuo das tecnologias; conhecer as novas formas de aprender, ensinar, produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas pelos diferentes recursos tecnológicos.

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Como Citar

Morais, C. M. M., & Gonçalves, L. M. (2015). O uso dos computadores portáteis no contexto do PROUCA Tocantins: com a palavra os professores. Revista Interface (Porto Nacional), (08). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1565