A PRÁTICA DA LEITURA E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID AOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UFT
Resumo
O presente Artigo busca evidenciar a real importância da praticidade da leitura e da escrita, estes dois elementos estão diretamente relacionados e configuram-se em habilidades extremamente necessárias para o exercício da docência no ambiente escolar, para tanto, optou-se por fazer uma pesquisa teórica para ficar a par dos conceitos, conhecimentos e conclusões pertinentes a temática, questões acerca de como o domínio da leitura e da escrita podem promover o pleno desenvolvimento, ampliar a visão de mundo e inserir de fato o indivíduo na sociedade. Além dos benefícios à vida social, é instrumento indispensável à carreira acadêmica e à atuação profissional. Entretanto, o objetivo geral deste trabalho é enfatizar os resultados obtidos em uma pesquisa empírica, estudo de campo, foi planejado e aplicado um questionário aos alunos e ex-alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, UFT, que integraram/integram o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com o intuito de coletar dados/informações a respeito da contribuição do PIBID referente aos conceitos citados anteriormente e descobrir de que maneira o programa pode proporcionar uma formação adequada e preparar o estudante da universidade para o trabalho. Os resultados são satisfatórios, o PIBID possui um potencial na formação do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).