Diretrizes para Autores
Instruções gerais para publicação na Caderno Brasileiro de Educação, Saúde e Lazer (UFT)
A Revista Caderno Brasileiro de Educação, Saúde e Lazer destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais, resultantes de pesquisas e estudos teóricos ou empíricos, revisões preferencialmente as sistemáticas, relatos de casos e experiências.
Autores que pretendem submeter Revisões, Relatos de Casos e Experiências, deverão encaminhar e-mail para a revista, contendo Título, Resumo detalhado, Autores e Filiação, para uma avaliação prévia, a fim de identificar se há interesse da revista na temática da revisão antes de sua submissão.
A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. A Revista é trimestral com publicações de forma continuada, podendo ainda apresentar publicações de Dossiê ou números Suplementares.
O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). A publicação de um artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Desafios - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, para divulgação impressa e por meio eletrônico - internet.
A Revista Caderno Brasileiro de Educação, Saúde e Lazer publica artigos originais e inéditos, referentes à área interdisciplinar, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
- Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos, resumo, relato de caso ou experiência.
- Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo, dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
- A Revista, por meio do editor, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
Recomendações:
MODELO / TEMPLATE: O TEXTO DEVERÁ SER SUBMETIDO NO MODELO DISPONIBILIZADO NESTE LINK - TEMPLATE_2024.
No ato da submissão do manuscrito, os autores deverão encaminhar em um arquivo a parte, a lista de pelo menos 03 (três) nomes de pesquisadores que poderão ser indicados como avaliadores do trabalho e que não possuam conflito de interesse com o artigo submetido.
Extensão: O texto deverá ter extensão máxima de 20 páginas, com espaçamento de 1,5 incluídas as referências bibliográficas e notas. O título (no idioma original, em Inglês e em Espanhol) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.
Os autores deverão seguir integralmente o modelo disponibilizado na página da revista. Os arquivos não devem conter nenhuma identificação dos autores e/ou filiações no ato da submissão.
Imagens: as imagens, figuras, imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, deverão ser encaminhados inseridos no texto, com resolução mínima de 300 dpi. Imagens com resolução inferior a 300 dpi não serão aceitas.
Tabelas e Quadros: As tabelas e quadros também devem ser encaminhadas inseridas no texto.
Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:
- Um autor: (Leipnitz, 1987).
- Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960).
- Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966).
- Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b).
Apresentação das citações diretas:
- Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas.
- Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 10 pt e recuo de 1,5 cm da margem esquerda do texto.
Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.
- Não utilize as expressões op. Cit, id, idem.
- Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in.
Referências Bibliográficas:
Artigos em periódico:
Ex. DUNN, W.E.; LANTOLF, J.P. Vygosty's zone of proximal development and Krashen's i+1: incommensurable constructs. incommensurable theories. Language Learning. v.48, n.3, p.411-442, 1998.
Artigos relativos a eventos:
Ex. BIONDI, J.C. Kimberlitos. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, Anais. SBG, v. 2, p.452-464, 1982.
Artigos em coletânea:
Ex: GRANDO, A. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias. UNICAD, p. 75-81, 2003.
Livros:
Ex: TURNER, F.J. WERHOOGEN, J. Igneous and Metamorphic Petrology. 20 ed., New York, McGraw-Hill; 1960.
Capítulos de livros:
Ex: DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: J. LANTOLF; G. APPEL (eds.), Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood, Ablex Publishing Company, p. 33-56; 1994.
Dissertações e Teses:
Ex: TAGLIANI, C.R.A. Proposta para o manejo integrado da exploração de areia no município costeiro de Rio Grande - RS. Um enfoque sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; 1997.
Citações de Sites e textos eletrônicos:
Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:
Ex: LENKER, A. RHODES, N. 2007.Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.
* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).
- Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:
Ex: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.
* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).
Jornais e revistas, órgãos e instituições:
- Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:
Ex: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.
* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).
- Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:
Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.
Ex: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.
* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).
Taxas
Nenhuma taxa é cobrada no processo de submissão. A Revista Desafios é um periódico universitário totalmente gratuito.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pelo Caderno Brasileiro de Educação, Saúde e Lazer em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.