CRIAÇÃO FOTOGRÁFICA GLOCAL: a relação lúdica entre o Lego® e a cultura paraense

Autores

  • Daniella Andrade Eguchi Faculdade Estácio do Pará
  • Jorge José Pereira Duarte Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p121

Resumo

Este estudo é baseado em experimentos fotográficos ao longo de um ano, o que gerou 230 ensaios diferentes que foram publicados em uma rede social, na internet. Propõe-se analisar o fenômeno ocorrido após as publicações das fotografias desenvolvidas com o alicerce do lúdico e as implicações relacionadas ao Design e à Semiótica, além de explanar a análise publicitária e utilizar recursos de mídia e marketing nas produções. Propõe-se aqui a reflexão de conceitos relacionados à abordagem construtivista do material, bem como a apreciação sob um olhar de aspectos pertinentes à mídia, marketing, direção de arte, processo criativo, semiótica da imagem e da cultura local em âmbito global. Foram utilizados como ferramentas de prática bonecos desmontáveis conhecidos como Minifiguras Lego®, bem como acessórios que fazem parte do brinquedo.    

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; Lúdico; Lego; Cultura; Glocal.

 

 

ABSTRACT

This study is based on photographic experiments performed throughout one year, which generated 230 different photo-shoots that were published on social media. The main foundations of the photos were those of playfulness and cultural celebration. The observation of concepts related to the constructivist approach of the material comprises part of the study, as well as the critique from a perspective of pertinent aspects related to media, marketing, art direction, creative process, image semiotics and the local culture on a global scope. It is proposed to analyze the phenomenon that occurred after the photo publishing and the implications related to Design and Semiotics. Furthermore, it is intended to explain the advertising analysis by utilizing media and marketing resources in productions. Dismountable toys known as Lego® Minifigures, as well as miscellaneous accessories that accompany them were used as practical tools. 

KEYWORDS: Photography; Ludic; Lego; Culture; Glocal.

 

 

RESUMENEste estudio se basa en experimentos fotográficos a lo largo de un año, que generaron 230 ensayos diferentes que se publicaron en una red social, en Internet. Se propone analizar el fenómeno que ocurrió después de la publicación de fotografías desarrolladas con base en el juego y las implicaciones relacionadas con el diseño y la semiótica, además de explicar el análisis publicitario y el uso de medios y recursos de marketing en las producciones. Se propone aquí la reflexión de conceptos relacionados con el enfoque constructivista del material, así como la apreciación bajo una mirada de aspectos pertinentes a los medios, el marketing, la dirección de arte, el proceso creativo, la semiótica de la imagen y la cultura local en un ámbito global. Las muñecas desmontables conocidas como minifiguras Lego® se utilizaron como herramientas prácticas, así como accesorios que forman parte del juguete.

 PALABRAS CLAVE: Fotografía; Glocal; Juguetón; Lego Cultura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Andrade Eguchi, Faculdade Estácio do Pará

Pós-Graduanda na Especialização em Design Gráfico, Computação e Multimídia, Faculdade Estácio do Pará, e-mail: daniellaeguchi@hotmail.com.

Jorge José Pereira Duarte, Universidade Federal do Pará

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), e-mail: djorgeduarte@hotmail.com.

Referências

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. (D. Flaksman, Trad.) Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BARROS, D. Semiótica do Texto. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

BIRD, D. Bom Senso em Marketing Direto. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

ESPM, diretor. Roberto Duailibi Fala Sobre Criação. 1999 [Filme Cinematográfico].

FERREIRA, J. D.; SILVA, J. A.; RESCHKE, M. D. A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem. 2016. Disponível em <https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DO%20LUDICO%20NO%20PROCESSO.pdf>. Acesso em 16 de Setembro de 2019.

FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, Brasil: Atlas. 2002.

HILL, S. Camera Phone History. 2013. Disponível em: <https://www.digitaltrends.com/mobile/camera-phone-history/>. Acesso em 17 de Setembro de 2019

KOTLER, P. Marketing para o Século XXI. 10ª ed. São Paulo: Futura, 1999.

LEFÉVRE, S. Marketing Direto em 100 Perguntas e Respostas. São Paulo: Resposta Editorial, 2009.

LEGO, G. The LEGO Group History. 2019. Disponível em: <https://www.lego.com/pt-br/aboutus/lego-group/the-lego-group-history>. Acesso em 17 de Setembro de 2019.

LOUREIRO, J. J. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escritura, 2001.

MADEIRA, J. Contato Imediato com Criação Publicitária. São Paulo: Global. 1997.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1995.

MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.

MARTELETO, R. M. Análise de Redes Sociais: aplicação nos estudos de

MARTINS, J. Redação Publicitária: teoria e prática. São Paulo: Atlas. 1997.

MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix. 1974.

NEIVA, I. C.; AUGUSTO, A. Comunicólogo que brinca comunica mais?. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 43-62, 30 set. 2015.

NOVA ESCOLA. A Criança Como Protagonista. Nova Escola, Ed. 164, 32-34. Agosto de 2003.

OLIVEIRA, P. D. Brinquedo e Indústria Cultural. Petrópolis: Vozes. 1986.

OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. 30ª ed. Petrópolis: Vozes. 2014.

PEREIRA, L. P. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. 2005. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=85114>. Acesso em 15 de Setembro de 2019.

RIBEIRO, C. Conheça as Redes Sociais Mais Usadas no Brasil e no Mundo em 2018. 2019. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/02/conheca-as-redes-sociais-mais-usadas-no-brasil-e-no-mundo-em-2018.ghtml>. Acesso em 13 de Setembro de 2019,

ROBERTSON, R. Teoria Social e Cultura Global. Petrópolis: Vozes. 2000.

transferência da informação. 2001. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652001000100009>. Acesso em 18 de Setembro de 2019,

SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.

SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

Eguchi, D. A., & Duarte, J. J. P. . (2020). CRIAÇÃO FOTOGRÁFICA GLOCAL: a relação lúdica entre o Lego® e a cultura paraense. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(1), 121–139. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p121

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático